sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Um caso de pedofilia atribuído a um padre do Ceará está no Vaticano. Este é o primeiro caso que a Igreja local remete a Roma para procedimento

Entre 1982 e 2010, 
apenas uma denúncia de pedofilia chegou à Cúria em Fortaleza (FCO 
FONTENELE

) Entre 1982 e 2010, apenas uma denúncia de pedofilia chegou à Cúria em Fortaleza (FCO FONTENELE )
A Arquidiocese de Fortaleza encaminhou ao Vaticano no primeiro semestre deste ano a primeira denúncia de pedofilia envolvendo um religioso no Ceará. O caso chegou à Arquidiocese através do Tribunal Eclesiástico, que recebeu a denúncia no começo de 2010 através de parentes da vítima.

O nome do padre e as condições em que se deram o fato são mantidos em sigilo. Segundo o presidente do Tribunal Eclesiástico, padre José Fernandes de Oliveira, o processo está tramitando. Ele disse também que “as denúncias são graves e por isso o Vaticano foi comunicado”.

O Tribunal Eclesiástico no Ceará é a instância máxima da Igreja Católica responsável por receber e julgar possíveis denúncias contra religiosos. Antes do caso enviado ao Vaticano, o padre José Fernandes afirma que nunca tinha chegado denúncia semelhante para ser analisada.

Com relação a denúncias contra religiosos, José Fernandes diz que “a orientação é se tentar primeiro conciliar, e só em último caso é que se decide pela abertura de processo”. Antes disso, ainda, se tenta encaminhar ao bispo imediatamente superior para dar uma orientação. Este ano, além do caso de pedofilia, outros dois religiosos foram suspensos cautelarmente da ordem (suspensos das atividades) pelo tribunal por estarem respondendo a processos na corte.

Acusação
O padre José Fernandes também se negou a informar que tipo de acusações foram feitas contra os outros dois religiosos este ano, alegando que o processo corre em segredo de justiça. O presidente do Tribunal, porém, descartou que tivessem relação com denúncias de pedofilia. Os três casos chamaram a atenção do religioso, por ser “um número grande” se comparado a períodos anteriores. “Eles foram até meus alunos, bons alunos, e por isso me surpreenderam as denúncias”.

José Fernandes preside o Tribunal Eclesiástico desde 1982 e antes de 2010 apenas quatro religiosos tinham sido afastados das atividades por acusações contra suas condutas. Um desses casos se deu em 2006 com a expulsão de um padre da sua congregação. José Fernandes disse que não poderia revelar detalhes da acusação, nem qual a congregação a qual pertencia. O padre diz ainda que o acusado poderia até ter retornado à Igreja caso mudasse de conduta, mas não demonstrou interesse.

Outros dois padres foram suspensos em 2004 por desobediência a ordens dos bispos que não permitiram que se candidatassem a prefeito e vereador de cidades interioranas. Esses foram julgados e condenados e não mais voltaram à Igreja. Houve também o caso de uma religiosa que foi afastada da congregação e nunca mais se interessou em voltar. José Fernandes também se negou a fornecer detalhes do processo.


O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Pedofilia é a atração sexual de adultos ou adolescentes por crianças, sendo definida pela Organização Mundial da Saúde como doença, distúrbio psicológico e desvio sexual. Do Ceará, é a primeira vez em 28 anos que segue um caso desta natureza para o Vaticano.
Luiz Henrique Campos.


Luiz Henrique Campos

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...