sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Denúncias de abusos contra crianças chegam a 84 casos/dia

Ana Cláudia Barros
O número denúncias de violência contra crianças e adolescentes encaminhadas no segundo semestre de 2010 ao Disque 100, serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), aumentou na comparação com os primeiros seis meses do ano. De janeiro a junho, o órgão havia recebido 13 mil notificações, uma média de 73 casos/dia. Já se for considerado o acumulado de registros realizados até 30 de novembro, a média diária salta para 84,5.
Ao todo, foram 28.241 mil denúncias, quantidade que deve superar o volume de 2009, quando foram contabilizados 29.756 mil casos (cerca de 81,5 registros por dia). Trinta e seis por cento das notificações deste ano foram referntes à violência sexual, rótulo que abarca violações, como abuso, exploração, tráfico de crianças e adolescentes e pornografia.
O Disque 100 recebe ainda outras duas categorias de violência: negligência (que inclui abandono e maus tratos) e violência física e psicológica. Desde 2003, já realizou mais de 2,4 milhões de atendimentos, tendo recebido mais de 142 mil denúncias.
O serviço monitora denúncias de violência contra crianças e adolescentes vindas de todos os estados brasileiros. Encaminha ainda os casos aos órgãos responsáveis, como Justiça e conselhos tutelares.
Os relatos podem ser feitos por meio de ligação gratuita para o número 100, e do exterior, através do número telefônico pago 55 61 3212 8400. A partir de 2008, além das ligações, o Disque 100 passou a dispor do endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br e receber retorno das denúncias por meio de uma área de monitoramento - monitoramento100@sedh.gov.br. Turismo sexual
Na última quinta-feira (9), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República lançou campanha nacional de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.
Intitulada Um Gol pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. Exploração Sexual não é Turismo. É crime, a inciativa, coordenada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), tem como meta prevenir a exploração sexual de meninos e meninas durante grandes eventos, como a Copa do Mundo.
A campanha, que terá enfase nas 12 cidades-sede de jogos da Copa de 2014, também será lançada nas redes sociais.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...