quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Angola quer ajuda cubana na criação de escolas para portadores de deficiências

Angop

O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, manifestou nesta terça-feira, em Havana, o interesse de cooperar com a República de Cuba na criação de escolas do ensino especial em Angola, para melhorar os programas de inserção social de cidadãos com deficiências de vária ordem em Angola.

Fernando da Piedade lia a mensagem que escreveu no livro de honra no final da visita que efectuou a escola “solidariedad com Panamá” que assiste 105 alunos, dos cinco aos 18 anos de idade, com deficiências motoras.

O dirigente angolano considera a instituição, tida como símbolo de coragem, valência e de cultivo de amor próprio e ao próximo, contribuindo para a construção de um mundo cada vez melhor.

Para o vice-presidente, “tudo faremos para levar a experiência cubana ao país, iniciando uma cooperação com resultados positivos.

Felicitou os esforços do governo cubano pelos êxitos que vem alcançando no seguimento e tratamento de pessoas com deficiências de vária ordem.

Declarou que o Executivo angolano está a preparar um conjunto de acções que inclui a formação de especialistas, visando acelerar o processo de recuperação de pessoas deficientes físicas.

Sublinha que dar formação a indivíduos com deficiência ajuda a eliminar o preconceito e preparar-lhes para enfrentar desafios futuros e ter vida condigna.

O vce-presidente afirmou serem prementes as necessidades de Angola implementar programas do género, tendo em conta o número de pessoas deficientes na sequência da guerra terminada há pouco mais de oito anos e das que têm problemas congénitos.

Fernando da Piedade Dias dos Santos está em Cuba para uma visita de trabalho de cinco dias, à convite do primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura.

Terça-feira, o vice-presidente visitou instituições ligadas à investigação científica e ao tratamento de doenças, tais como o instituto de medicina tropical “Pedro Kouri”, o centro internacional de restauro neurológico e à policlínica universitária Vedado.

O dirigente angolano e a delegação que o acompanha, de ministros e secretários de Estado, se inteiraram da política de saúde gratuita do Estado cubano, universal e regional.

Foi dado a conhecer que o sistema de saúde é integrado e possui 498 clínicas, onze mil e 502 consultores médicos, 158 clínicas de estomatologia e 26 bancos de sangue, entre outros serviços.

Fernando da Piedade dos Santos visitou também o Complexo Histórico Militar Morro Cabaña, onde se inteirou do ritual do lugar que inclui diariamente um disparo de canhão às 21 horas.

Testemunhas indicam que o ritual já se cumpre há 265 anos, e sempre às 21 horas se dispara um salva, para assinalar o encerramento dos portões da cidade, e evitar ataques estrangeiros.

Guias turísticos afluíram a visita ao edifício, onde também estão expostas meios utilizados por Che Guevara.

Várias centenas de pessoas visitaram na noite de terça-feira o recinto.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...