quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ENCHENTE EM JAGUARIÚNA - Aumento de vazão de água tira 70 famílias de casa em Bragança Paulista (SP)

Na cidade de Bragança Paulista (85 km de SP), 70 famílias estão fora de casa por conta do aumento da vazão de água descarregada no rio Jaguari, anunciado pela Sabesp. De acordo com a prefeitura, a medida é preventiva na maior parte dos casos.
Sabesp anuncia aumento na vazão de água na represa Jaguari
O número de imóveis afetados pode chegar a 100, afirma a prefeitura. As casas ficam principalmente na zona rural da cidade, na margem do rio.
O município tem dois abrigos disponíveis para as pessoas que precisarem deixar suas residências. Até as 16h30, entre 15 e 20 famílias estavam nos abrigos. As outras pessoas buscaram ajuda de parentes e amigos.
Na última semana, parte do centro da cidade --com casas e estabelecimentos comerciais-- ficou alagada por conta das fortes chuvas, segundo a prefeitura. A água já baixou no local, mas muitos prédios foram interditados pela Defesa Civil e alguns podem ser demolidos, diz a administração.
OUTRAS CIDADES
O aumento da vazão de água descarregada no rio Jaguari começou às 7h desta terça-feira --a vazão passou de 60 mil litros por segundo para 80 mil litros por segundo.
Além de Bragança Paulista, Jaguariúna (123 km de SP), Pedreira (137 km de SP) e Amparo (133 km de SP) também podem ser afetadas.
A prefeitura de Pedreira informa que a previsão é de que a água chegue à cidade no início da madrugada de amanhã. Até as 16h, nenhuma família precisou sair de casa.
A administração diz ainda que a água do rio baixou cerca de 1,5 metro nos últimos dias, o que diminui as chances de alagamentos. De qualquer forma, a Defesa Civil local está de prontidão.
Em Amparo, a água deve chegar por volta das 19h. As famílias que moram na região que pode ser afetada pela cheia já deixaram seus imóveis desde o dia 11 de janeiro, de acordo com a prefeitura. No total, são 117 famílias, sendo que oito delas estão em abrigos e 109 em casas de parentes ou amigos.
Em Jaguariúna, a administração avisou os moradores sobre o aumento da vazão da água. A cidade registra desde a semana passada trechos de alagamentos devido à cheia do rio Jaguari. Ao menos dez bairros sofreram com a enchente, que atingiu casas de veraneio e chácaras. Em alguns locais, moradores passam o dia à beira d'água e usam pedras para monitorar o nível do rio.
VAZÃO
No último sábado (14), a Sabesp havia alterado o volume de água despejada no rio, passando de 40 mil litros segundos para 60 mil litros por segundo.
A média de vazão da represa no rio é de 1.000 litros por segundo.
A companhia informou que a manobra é necessária para permitir que a represa Jaguari consiga reter as fortes chuvas que atingem a região.
O vazamento da represa causou duas grandes erosões próximas a Pedreira.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...