segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

GAROTA DORME 10 DIAS SEGUIDO


Muitos adolescentes custam a acordar de manhã, mas Louisa Ball demora 10 dias para despertar, devido a uma estranha desordem neurológica. Ela tem a Síndrome de Kleine-Levin.
Louisa dormia durante as férias, o período de provas e os aniversários de seus amigos. Em 2008, quando tinha 14 anos começou a sentir sintomas parecid0s com as do resfriado. Estava em sua escola na cidade de Sussex, Inglaterra, quando começou a cochilar na sala de aula e a comportar-se de maneira estranha.
“Não sabia o que estava fazendo nem o que estava falando. Todos pensavam que algo não estava certo”, conta Louisa. “Estava tendo alucinações e depois disso não me lembro de nada. Em um instante tudo ficou negro e dormi por 10 dias. Acordei, e me senti bem outra vez”.
Seus pais, Rick e Lottie, observaram que sua filha ficava inquieta e fazia expressões faciais estranhas quando ia dormir.
Finalmente diagnosticaram a Síndrome de Kleine-Levin (KLS, em sua sigla em inglês). Ainda não se sabe a sua causa nem a cura, mas Louisa diz que foi bom saber do que se tratava e que sua vida não estava em perigo.
A doença recebeu esse nome devido a Willi Kleine, neurologista de Frankfurt, e a Max Levin, um psiquiatra de Nova York, que foram os primeiros a identificarem pacientes com os mesmos sintomas em 1925 e 1936.
Em geral, além de um sono extremamente pesado, os sintomas incluem mudanças de comportamento, irritabilidade, sensação de estar em um sonho e desejo compulsivo de comer, alguns dos quais podem ser considerados como parte do comportamento normal dos adolescentes.
Algumas pessoas com KLS perdem amigos ao desaparecer por semanas, mas Louisa tem um grupo de amigas muito próximos. Inclusive algumas lhe visitam quando está dormindo só para ter certeza que está tudo bem.

Quando acorda, demora alguns dias para se recuperar e seu corpo fica um pouco rígido, razão pela qual suas aulas de dança são prejudicadas.
A boa notícia é que esta doença pode desaparecer da mesma maneira que apareceu. Normalmente depois de 10 ou 15 anos.
Atualmente, Louisa está passando por um bom período. A última crise de sono foi há mais de três meses. E recentemente, ela venceu uma competição de dança.
Os pais de Louisa, no entanto, ficam sempre observando-a, para encontrar sinais que indiquem que possa ter uma recaída.

[BBC]

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...