terça-feira, 1 de março de 2011

Na falta de pilotos, Kadafi coloca mercenários nos aviões de guerra e tenta bombardear a petrolífera Sirt. No Mediterrâneo, aproxima-se o super Kearsage americano

Kadafi contrata mercenários-pilotos
Kadafi contrata mercenários-pilotos
–1. Com as deserções em massa, o tirano Muamar Kadafi, —que ainda controla a capital Trípoli (oeste) e contesta a legitimação do governo de transição instalado em Bengasi (leste)—, ficou desfalcado de pilotos para os seus aviões de guerra.
Os mercenários contratados por Kadafi até os primeiros dez dias da revolta não pilotavam aviões de guerra.
A última leva de mercenários veio do Mali e de Niger, que estão entre os países mais pobres da África.
  Os contratados anteriormente foram arregimentados no Sudão, Chad, Libéria, Nigéria e Etiópia. São chamados de “mastins de guerra” ou de “capacetes amarelos” ( em oposição aos capacetes azuis das missões de paz da ONU)
A novidade ocorreu ontem. Kadafi acabou de contratar mercenários que pilotam aviões de guerra. Segundo propalado pela Líbia, a contratação foi a peso de ouro. Mais ou menos o triplo do recebido pelo chamado “mercenário de infantaria”, ou seja, três vezes US$30 mil.
Ontem, para surpresa, aviões realizaram disparos em Brega, na região da Cirenaica.
O alvo, consoante analistas, eram os poços de petróleo mantidos pela Sirt Company e controlados pelo governo de transição liderado por Mustafá Abdel Jalil, ex-ministro da Justiça de Muammar Kadafi.
–2. Não se sabe ainda o número de mercenários que atuam pró Kadafi.
Ontem, fontes da Tunísia, exageravam ao estimar em 150 mil o número de mercenários.  O certo, no entanto, é que para trabalhos de campo e até o fim da revolta receberam US$30 mil.
Os mercenários de reforço chegaram a Trípoli em aviões líbios, como informado pela rede televisiva Al Arabyia

–3. Depois de o chefe do ministério Público junto ao Tribunal Penal Internacional (TPI) ter noticiado a intenção de abrir investigações preliminares em face de crimes contra a humanidade e genocídios na Líbia (confira-se o post de ontem deste blog Sem Fronteiras de Terra Magazine), o coronel Kadafi reagiu.
Kadafi, numa resposta indireta ao procurador do TPI, declarou “jamais ter autorizado disparos contra o seu povo”. Pelo que percebe, Kadafi não considerou os que protestaram em praças como parte do que chamou de “o seu povo”. Por isso, soltou, com ordem para matar,  os mercenários, a sua tropa pretoriana e os militares do exercito que lhe são fiéis.
–4. O Pentágono começou ontem a deslocar a zona frota do Mediterrâneo. Aproxima-se do litoral Líbio o Kearsage, com 1.800 marines, mísseis, aviões não tripulados e base para movimenação de heicópteros.
–5. PANO RÁPIDO. O quadro geopolítico na Líbia poderá sofre alterações em termos de intervenção internacional com roupagem de ajuda humanitária.
Como Kadafi demonstrou disposição de atacar poços petrolíferos, a Nato poderá entrar em cena com a demarcação de zonas de impedimentos de vôo, navegação e circulação de tanques e veículos de guerra.
Como o interesse financeiro está sempre em primeiro lugar, as chamadas zonas de exclusão, cogitadas na reunião de sábado passado pelo Conselho de Segurança, poderão voltar à pauta. Afinal, “ aurun non olet” ( o ouro não tem cheiro). E é o o ouro negro a bússola que orienta as decisões dos organismos internacionais.


–Wálter Fanganiello Maierovitch–
http://maierovitch.blog.terra.com.br/

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...