quarta-feira, 2 de março de 2011

O Que Realmente Significa Ser Cristão?

O Que Realmente 
Significa Ser Cristão? A verdade é que ser cristão é ser um servo de Cristo, de acordo com um autor evangélico.

Essa afirmação pode cair mal para um monte de pessoas, especialmente na América onde a imagem da escravidão é, sem dúvida, feia e lamentável. Mas John MacArthur (na foto abaixo, pregando na St. John's Chapel em Charleston) sugere em seu novo livro 'Slave' que é a maneira mais precisa de compreender verdadeiramente o que significa ser um seguidor de Cristo.

A imagem de um escravo, porém, escapa de muitos cristãos de hoje, provavelmente por causa do que MacArthur sustenta serem erros de tradução do Novo Testamento.

A palavra grega para o escravo é doulos e aparece 124 vezes no texto original, disse ele, citando "Slave of Christ" de Murray J. Harris. Mas quase todas as traduções para o ingles moderno tem substituído o termo para "servo", mais suave.

"Ironicamente, a língua grega tem pelo menos meia dúzia de palavras que pode significar servo. A palavra Doulos não é uma delas", disse ele, citando mais uma vez Harris.

MacArthur, considerado um dos evangélicos mais influentes do país, chegou a esta descoberta apenas alguns anos atrás, embora estude as Escrituras há mais de meio século.

Foi o livro de Harris que trouxe a questão à sua atenção durante um vôo para Londres em 2007.

Ele compreende que erros de tradução podem ter sido causados por causa do estigma ligado à escravidão na sociedade ocidental e porque no final do período medieval era comum traduzir doulos com a palavra latina servus.

No entanto, o pastor de 71 anos de idade da Grace Community Church no Sul da Califórnia acredita que se o termo correto tivesse sido utilizado, o cristianismo seria muito diferente hoje.

"Não tenho dúvida de que esconder perpétuamente esse elemento essencial da revelação do Novo Testamento tem contribuído para a maior parte das confusões existentes no ensinamento e na prática evangélica", escreveu ele em 'Slave'.

A linguagem do cristianismo contemporâneo é "qualquer coisa menos a terminologia escravo", lamentou observando que os sermões são muitas vezes sobre o sucesso, a saúde, a busca da felicidade e Deus querendo que seus seguidores sejam o que eles queiram ser.

"Em vez de ensinar o evangelho do Novo Testamento - onde os pecadores são chamados a se submeter a Cristo, a mensagem contemporânea é exatamente o contrário: Jesus está aqui para satisfazer os seus desejos", o experiente pastor observa.

MacArthur não é estranho a criticar muito do que ele está vendo nas igrejas de hoje. Ele é autor de vários livros tentando esclarecer o evangelho. Mas ele acha que essa única percepção - de ser um escravo de Cristo - atinge o cerne da questão.

"Até que você entenda que isso significa que ele é o Senhor e eu sou seu escravo, você vai fazer todos os tipos de coisas erradas", disse ele ao Christian Post. "[O] problema na verdade se resume a esta idéia que nós fazemos do que isso significa, que ele é o Senhor e eu sou seu escravo. Esse é o maior clarificação de paradigma, de grande alcance, porque tudo se encaixa nisso."

É claro, MacArthur está ciente de que este conceito não é susceptível de ser abraçado facilmente.

"A verdade da Palavra de Deus é sempre contracultural", escreveu ele. Mas "é difícil imaginar um conceito mais desagradável para as sensibilidades modernas do que a de escravidão."

Ele reconhece que é a idéia controversa, polemica e odiada por ambos os incrédulos e até mesmo alguns crentes. Mas é o que diz a Bíblia.

A importância de dizer "Senhor"

A noção de escravidão absoluta vai provavelmente diferenciar os verdadeiros crentes do resto, MacArthur disse. Enquanto os verdadeiros crentes abraçam a ideia, "não-crentes" na igreja - alguns dos quais sabem que são não-crentes e alguns dos quais não sabem ainda - se recusam a aceitá-lo e, finalmente, saim.

Usando a famosa ilustração bíblica do jovem rico, MacArthur observou que, se Jesus simplesmente tivesse dito "acredite em mim" ou " ore esta oração", como meio para herdar a vida eterna, o homem teria feito isso. Mas Jesus disse-lhe para vender tudo que tem e dar o dinheiro aos pobres.

"Jesus abordou depois a questão de quem é o Senhor", frisou. "É basicamente como o Primeiro Mandamento - 'Não terás outros deuses' - e Deuteronômio 6 - 'Ame ao Senhor com todo seu coração, toda a tua alma, toda a sua força, toda a sua força grandeza. Não há espaço para outros deuses É por isso que Judas 4 diz que 'Jesus Cristo é nosso único Mestre e Senhor'.

Dizer que Jesus é o Senhor é uma confissão comum entre os cristãos. Mas as pessoas não entendem, MacArthur observou.

"Se ele é Senhor, eu sou seu escravo", ele coloca com simplicidade.

A palavra grega para "Senhor" é kyrios, ele explica em seu livro. E o seu sentido fundamental é "mestre" ou "proprietário".

Assim, dizendo: "Senhor" carrega muito peso. Isso significa obedecer, não importa o nível de sacrifício, o que significa desistir de tudo para segui-Lo, o que significa chegar ao fim de si mesmo e submeter-se completamente à Sua vontade, MacArthur elabora.

Mas não é simplesmente ter um dever que serve como motivação para obedecer, observou ele. É o amor.

"Se me amais, guardareis os meus mandamentos", Jesus disse aos seus discípulos em João 14:15.

Afinal, eles foram comprados por um preço - o sangue de Jesus.

Além disso, os cristãos devem compreender que ser um escravo de Jesus Cristo "é a maior bênção imaginável", disse MacArthur.

"Ele não é apenas um Senhor Bom e Misericordioso, mas Ele é também o Deus do universo. Seu caráter é perfeito;. Seu amor é infinito; Seu poder incomparável; Sua sabedoria, insondável, e sua bondade, além de comparação."

MacArthur lembrar aos crentes que eles foram entregues pelo mais "vil" dos mestres, mais terrível que se possa imaginar" - o pecado.

"A escravidão a Cristo não significa apenas a liberdade do pecado, culpa e condenação. Também significa liberdade para obedecer, para agradar a Deus, e viver da maneira nosso Criador nos destinou a viver -.. Em comunhão íntima com Ele."

E não termina aí. Uma vez libertados do pecado, os cristãos são "conduzidos à maravilha e um privilégio da cidadania plena no reino de seu Filho amado".

"Nós somos cidadãos do céu, tanto pela emancipação quanto pelo nascimento, e tudo pela graça", escreveu ele.

==

Slave: The Hidden Truth About Your Identity in Christ, foi lançado no mês passado. Até à data, MacArthur já vendeu 7,5 milhões de cópias de seus livros.

==

Christian Post - Por Lillian Kwon

Tradução Nestor Sartoretto para OGalileO

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...