quarta-feira, 25 de maio de 2011

Processo Contra Harold Camping? Family Radio Uso das Doações Foi Legal?

harold-camping
A Family Radio solicitou milhões de dólares de doadores ao longo dos anos e teria usado cerca de US $ 100 milhões em anúncios para o fim do mundo e 21 de Maio.
(Foto: The Christian Post / Hudson Tsuei)
Harold Camping, presidente do Family Radio, fala pela primeira vez desde que a sua previsão falhou sobre o arrebatamento, fim do mundo, que aconteceria em 21 de maio. O discurso foi transmitido ao vivo a partir da sede do ministério em Oakland, Califórnia, em 23 de maio de 2011.
Mas agora que o arrebatamento “garantido não aconteceu, as pessoas estão querendo saber: Pode Harold Camping ou a Family Radio serem processados? Fizeram eles algo ilegal em solicitar doações baseadas na previsão do arrebatamento?
Provavelmente não, diz um executivo da Charity Navigator, que avalia mais de 5,500 das maiores instituições de caridade da América. O avaliador de caridade classificou a Family Radio como caridade 4 estrelas, a maior classificação possível.

Sandra Miniutti, vice-presidente da Charity Navigator, disse ao The Christian Post que ela não acha que a Family Radio tenha cometido qualquer delito, do ponto de vista financeiro.
“Eles acreditaram que o arrebatamento iria acontecer. Eu não acho que eles fizeram algo ilegal,” disse Miniutti na terça-feira.
Ela disse que a Charity Navigator não avalia uma missão da instituição sem fins lucrativos, somente o desempenho financeiro nos gastos com o seu programa, administração, captação de recursos, e eficiência na captação de recursos.
“Nós classificamos caridades baseadas no desempenho financeiro. Não fazemos avaliações subjetivas no valor de sua missão. Nós apenas olhamos no seu desempenho financeiro,” disse Miniutti.
Baseado no seu conhecimento até o momento, a Family Radio usou suas doações onde pretendeu, nos outdoors e nas campanhas de relações públicas e publicidade,” disse Miniutti.
O The Christian Post descobriu que a maior parte do dinheiro não veio de doações, mas sim de vendas da propriedade – mais especificamente, KFTL, televisão e uma estação FM.
“Meu entendimento é que eles estavam solicitando dinheiro para ajudar as pessoas a entenderem a palavra de Deus,” comentou Miniutti. “Eles usaram isso no que eles pretenderam gastar.”
“Doadores somente teriam um recurso se a caridade estivesse solicitando para algo mas gastando em outra coisa.”
Tuter também disse ao CP que a maior parte dos funcionários da Family Radio, incluindo ele mesmo, não são seguidores de Camping e não acreditam em sua previsão do Dia do Julgamento.
Miniutti reconheceu, “Isso não é ético se as pessoas fazem solicitações não acreditando que o arrebatamento iria acontecer, em primeiro lugar.”
Contudo, Miniutti apontou que doadores devem também fazer suas diligências na verificação da saúde geral da instituição de caridade antes de dar dinheiro.
“Nós acreditamos que doadores podem verificar três coisas: desempenho financeiro, a transparência da caridade e para os resultados são, se é uma mudança duradoura no mundo,” disse ela.
A Charity Navigator atualmente não avalia a transparência da caridade ou resultados mas irá no futuro, ela acrescentou.
Quando Miniutti foi perguntado se “anúncio falso” de arrebatamento poderia prover algum terreno legal para um processo contra a Family Radio, ela disse que uma advogado responderia melhor essa questão.
Mas ela sugeriu que se a Family Radio se livrou na campanha da previsão do Dia do Julgamento de 1994, não há razão para que eles não pudessem fazer o mesmo em 2011.
“Se foi legal em 1994, provavelmente é legal de novo.”
Na segunda-feira, em seu primeiro discurso público desde que a previsão falhou, Camping valorizou a eficiência e honestidade da Family Radio e honestidade tratando-se de dinheiro.
“Não estamos no negócio por dinheiro,” disse ele, enfatizando que ele não recebe nenhuma remuneração.
Ele disse que as contribuições que a organização recebe são direcionadas para um propósito: de transmitira a mensagem do Evangelho. “Cada centavo foi gasto o mais justo possível, o mais eficiente possível,” sustentou ele.
Comentando sobre seus seguidores e outros ouvintes que gastaram suas economias de vida para anunciar a previsão do Dia do Julgamente de Camping ou deixaram seus empregos, ele disse que a organização nunca os aconselhou sobre questões financeiras e ele se recusou a tomar qualquer responsabilidade por suas situações financeiras.

CRISTIAN POST

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...