domingo, 2 de janeiro de 2011

Deputados Paulo Melo e Domingos Brazão disputam nos bastidores da ALERJ a presidência da casa



RIO – Ainda falta um mês para o início do ano legislativo, mas a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) já movimenta os bastidores do Palácio Tiradentes em torno dos dois principais postulantes à presidência da Casa. Desde que o atual presidente, Jorge Picciani (PMDB), anunciou a intenção de concorrer ao Senado, no meio do ano passado, pelo menos três parlamentares do mesmo partido começaram discretamente a articular suas candidaturas. No entanto, apenas dois – Paulo Melo e Domingos Brazão – entram em 2011 na disputa.
Líder da bancada governista, Paulo Melo é o nome preferido pelo governador Sérgio Cabral – que também ocupou o cargo quando era deputado. O parlamentar, que chega ao sexto mandato como quarto mais votado do estado, aposta num consenso – mesmo que conduzido pelo governador, – para ser o escolhido. A retirada do páreo do deputado Edson Albertassi, que chegou a manifestar suas pretensões ao cargo, teria acontecido por um pedido do governador.
Os planos de Paulo Melo, no entanto, podem esbarrar nas articulações de Domingos Brazão. Em seu quarto mandato como deputado estadual, ele tem o apoio declarado do chamado baixo clero – parlamentares de menor expressividade na Casa. E, segundo o que se ouve nos bastidores, pode acabar se beneficiando com a mudança no perfil do parlamento, que acabou diminuindo ligeiramente a ampla base de apoio ao governador Sérgio Cabral.
- O clima é muito favorável ao Brazão. O PMDB e o PDT estão divididos e ele tem os nove votos do PR. Além disso, o deputado Jorge Picciani, deixando a casa, perde um pouco da possibilidade de intervir. É possível até que o governador, para não correr o risco de ser derrotado no início da legislatura, se distancie da disputa – afirmou um deputado.
Paulo Melo diz estar tranquilo. Ele afirma que, além de ser o candidato do partido, já recebeu manifestações de apoio do PDT, do PT, do PSC, do PSB e do PPS. E diz que, apesar do apoio do governador ser importante, o que contará mesmo é a relação construída com os partidos ao longo da trajetória parlamentar.
- Reconheço o vigor do meu adversário, mas eu tenho uma história dentro dessa Casa. Presidi várias comissões. Sou o atual presidente da principal comissão da casa, que é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Aqui, eu fiz tudo o que você possa imaginar. No governo Marcelo Alencar, presidi a CCJ, liderei o Governo e o partido. Trabalhei nas matérias mais importantes. Não sou um intelectual, mas me preparei muito para isso – afirmou o deputado, que é tido pelos pares como um dos que mais conhecem as engrenagens da Alerj.
Brazão, no entanto, afirma que é o candidato ideal para assumir a presidência, uma vez que a assembleia estaria vivendo um novo momento.
- Reconheço as muitas qualidades do meu oponente, mas a Alerj hoje precisa de alguém que possa ser um interlocutor de todos os setores da Casa. Inclusive daqueles que hoje tem uma atuação menos destacada. Não estou desprezando o apoio do governador, mas acho que este novo momento será fundamental para definir o próximo presidente – afirmou Brazão.
A escolha do presidente e de toda a mesa diretora da Alerj – órgão colegiado encarregado de dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da casa – acontece daqui a um mês. A eleição, que acontece no primeiro e terceiro anos de cada mandato, acontece no dia 1 de fevereiro, quando os deputados serão empossados. Além do presidente da Casa, serão eleitos todos os outro integrantes: quatro vice-presidentes, os quatro secretários e os quatro suplentes.


Fonte: O Globo

Um comentário:

carlos vitor disse...

O único deputado estadual que tem bagagem moral e ética para presidir a casa é Marcelo Freixo, estes dois que estão na disputa vão apenas dar continuidade a politicagem da época de Picciani.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...