segunda-feira, 21 de março de 2011

LUANDA - Governante considera familia pedra basilar do país



Luanda – O ministro da Educação, Mpinda Simão, considerou hoje, sábado, em Luanda, que a pedra basilar do destino de Angola é a família em que o pai deverá constituir uma referência positiva.
 
Ao presidir o acto central alusivo ao Dia do Pai que hoje se assinala, em representação do vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, Mpinda Simão disse que a data é de festa em que os progenitores devem perceber que criar ou estreitar vínculos afectivos com os seus filhos é de extrema importância. 
 
“Não há melhor herança do que a boa educação que os filhos carregam ao longo da sua vida e que se reflectirá no seu comportamento futuro como bons pais de família, honestos e trabalhadores", sublinhou. 
 
Na ocasião, lamentou existirem pais que se abstêm do seu papel: quer assumindo-se como autoritários, ausentes ou omissos, desconhecidos, em absoluto de sentimentos como membros da família.
 
Para o ministro, foi sobretudo com a conflitualidade que se perderam valores e actualmente muitos pais recusam-se a assumir uma paternidade responsável ao praticarem actos de violência doméstica ou ao remeterem só para as mães a responsabilidade de sustento, da saúde, da educação e acompanhamento da vida escolar e social dos seus próprios filhos e educandos.
 
“Muitas das situações de pobreza extrema e de fome, nomeadamente em crianças em idade escolar, se devem também à falta de uma paternidade e ou maternidade responsável, motivadas por gravidez precoce ou por falta de responsabilidade dos próprios progenitores”, realçou.
 
Por sua vez, a ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, afirmou que tem ocorrido mudanças no papel dos pais sobretudo nas últimas décadas.
 
Referiu que a condição de pai evoluiu nas últimas gerações relativamente aos tempos passados, impulsionadas por marcantes metamorfoses culturais, sociais e familiares.
 
Salientou que no início do século passado o pai ainda desempenhava uma função essencialmente de disciplinador e educador, segundo códigos frequentemente rígidos e repressivos.
 
Sublinhou que a interacção entre pais e filhos eram resolvidos nos primeiros anos de vida, bem como a sua participação nos cuidados diários da criança.
 
Já o bispo da Igreja Tocoísta, Afonso Nunes, aconselhou os pais a criarem condições propícias para que haja famílias saudáveis onde as mulheres devem também dar a sua participação.
 
O acto promovido pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher decorreu sobre o lema “Papás de Angola Juntos na Moralização da Família da Sociedade”.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...