segunda-feira, 21 de março de 2011

SANTIFICAÇÃO: LEI OU GRAÇA?


A carne milita contra o Espírito e o Espírito milita contra a carne. A vida do crente é o contínuo lidar com a carne, manifesta em desejos, intenções e ações que desagradam a Deus e o caminhar no Espírito Santo, desejando produzir o seu fruto.
Quando o crente ainda não tem sua vida guiada pelo Espírito Santo, em vão se debaterá no sofrimento de tentar cumprir a lei. Sua busca da santidade pautada na lei é um projeto fracassado. A lei é impotente para nos modificar.
Aprendo muito com os descrentes. Suas críticas me fazem refletir em que aspectos têm razão.  Para muitos descrentes, a imagem que eles têm, é de que os cristãos são pessoas assustadas com a possibilidade do pecado, reprimidas, sufocadas em um sem número de regras. (Lei). O cristão certamente sofrerá frustração se persistir na tentativa infeliz de chegar à santidade, pela via da lei. 
Muitos adoecem pela culpa sem fim, pelo medo da pressão interna, muitas vezes violenta, que ainda acontece quando ruge o homem carnal que vive em cada um de nós. Pensam que ao levar uma vida austera, reprimida, com ares de sobriedade, com atitudes comprimidas, e tudo mais que confira ares de santidade e honestidade, estarão mais perto do céu. Quantos mortificam a carne com jejuns, penitências, auto-imposições que visem anular os desejos e as tendências que trazem dentro de si, na esperança de que, através de práticas, leis e métodos, enfim possam estar livres, finalmente do pecado! Livres das tão lastimáveis obras da carne que bem sabemos quais são. Em pior situação ainda estão aqueles que se conformam com a aparência de santidade, porém uma vida “santa” aos olhos dos outros, tergiversando em versículos como ‘não escandalizar o irmão’, mas na realidade uma vida de autêntica hipocrisia...
Não meus irmãos. A proposta cristã não é essa. Ela está declarada nos versos 18 e 25 da carta de Paulo aos Gálatas e se resume em ser guiado pelo Espírito Santo. O próprio Deus que habita em nós desde o momento da nossa conversão.
Entretanto, somos carnais. Nossa natureza espiritual se manifestará nessa caminhada. Até podermos ter um caráter cristão, santo e regenerado há um percurso a cumprir. Vamos seguir a nossa caminhada amparados pelo próprio Deus na pessoa de seu Santo Espírito, pelo próprio Cristo que intercede por nós, pela sua Palavra viva e eficaz, pela Graça que derramou em nós desde que atendemos ao seu chamado.
 
Na prática poderíamos resumir o viver uma relação íntima com o Espírito Santo em uma vida de oração, de constante estudo e reflexão da Palavra, do auto-exame das atitudes, sempre buscando ouvir a voz da pessoa divina que mora em nós, fala conosco, chora, nos orienta, se entristece e se alegra.
Assim o tratamento irá acontecendo: Leitura constante da Palavra de Deus, assistência atenta aos cultos e estudos bíblicos, através de uma vida consagrada ao serviço do Senhor; no louvor, pois nele habita o nosso Deus; na busca sincera em  viver o único mandamento que realmente Jesus nos deixou: o de amar o próximo como Ele próprio amou. Para simplificar mais ainda, seria buscar atuar como Jesus agiria em cada situação que se apresente. Essa é a resposta correta diante de toda a ação que devamos tomar.
Sabemos que existem traços que trazemos de nossa natureza carnal, tendências, vícios, erros, e que nos desesperamos por tentarmos apagar, sem êxito. Seja com for, meus irmãos, não se desesperem! Peça a Deus a cura para o seu vício, dificuldade, defeito, tendência.  Derrame seu drama nos pés do Senhor. Peça a misericórdia, a cura para a sua chaga moral ou espiritual. Ore. Implore. Suplique, com fé. Não duvide jamais que o Senhor nos ama. Ele tem cuidado por nós. Confiemos no nosso Deus acima de tudo. Ele é galardoador das bênçãos. No tempo permitido a cura virá.
Caminhando com o Espírito Santo nosso entendimento vai sendo renovado. O coração regenerado, o caráter cristão firmado não adveio da tentativa de obediência à lei, mas de uma estreita e crescente vida no Espírito Santo.
Deste modo termina todo o dilema do cristão. Agora ele pode então viver uma vida de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança que se completará, em plenitude, na glória, nos céus, com Cristo, na presença do Eterno, de todos os seus anjos e santos.
Amém.



Rita Cytryn

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...