segunda-feira, 21 de março de 2011

O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO


O livro do Apocalipse é um bom exemplo sobre a decisão de Deus de utilizar profetas para transmitir Suas mensagens aos seres humanos (veja Apocalipse 1:1 e 4). Esse método divino não é novo, pois foi a forma que Deus usou para dar-nos toda a revelação bíblica. Por meio de profetas, Deus quer revelar-nos o futuro (ver Amós 3:7). Eles o podem fazer quando se deixam guiar pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21).

Nem todos os profetas escreveram partes da Palavra de Deus. Pelo menos doze profetas verdadeiros, que não são autores da Bíblia, são nela mencionados. Um dos mais notáveis é João Batista, a respeito de quem Jesus disse que não houve profeta maior (Mateus 11:11).

Outro fato interessante é notar que Deus não faz discriminação de sexo quanto ao dom de profecia. Na Santa Bíblia são mencionadas várias mulheres que exerceram a função profética. Por exemplo: Ana (Lucas 2:36-38), Miriã (Êxodo 15:20), Débora (Juizes 4:4), Hulda (II Reis 22:14) e as quatro filhas de Filipe (Atos 21:8 e 9).

De acordo com Joel 2:28-32 e Atos 2:17-21, o verdadeiro dom profético surgiria nos últimos dias para a edificação dos crentes (I Cor. 14:22) e para conduzir o povo remanescente rumo ao Céu.

Em Apocalipse 12:17, lemos: “E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao restante de sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.” O dragão é satanás que atua por meio de seus instrumentos humanos, perseguindo a mulher (símbolo da Igreja) e o remanescente fiel, simbolizado pelo “restante de sua descendência”, são os fiéis do tempo do fim que guardam todos os mandamentos de Deus (veja Êxodo 20:3-17) e têm o testemunho de Jesus. Aqui encontramos as duas características distintivas da verdadeira igreja de Deus:

• A guarda de todos os mandamentos e
• O Testemunho de Jesus.

Mas o que é o Testemunho de Jesus? A Bíblia responde em Apocalipse 19:10 (note o paralelo com Apocalipse 22:9): “...o Testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia.”

“A presença do Espírito de Profecia é um dos característicos distintivos da igreja remanescente, segundo se acha predito no livro do Apocalipse. Desde o próprio início desempenhou esse dom papel importante na vida dos adventistas do sétimo dia, e no desenvolvimento da igreja. Por meio dele tem a igreja sido advertida, guiada, animada, bem como reprovada e corrigida. À medida que, de tempos a tempos, os Testemunhos saíam do prelo, eram ansiosamente adquiridos, seus conteúdos estudados com oração, e atendidas suas instruções. Com o decorrer dos anos alguns desses Testemunhos foram também publicados para os crentes de outras línguas além do inglês. Devemos em grande parte a essas mensagens a fortaleza, unidade e elevadas normas ativas da igreja” (Testemunhos Seletos, Vol. I, prefácio).

Em Mateus 24:11 Cristo afirma que haveria verdadeiros profetas na igreja remanescente. Ele não iria advertir o povo contra os falsos profetas, se não houvesse o verdadeiro. Seria como se alguém dissesse: “Cuidado para não ser en-ganado com uma nota de treze reais.” Pelo fato de não existir tal nota, essa adver-tência se torna ridícula.

Mas, para que não se cometa o erro de dizer que um verdadeiro profeta seja falso, deve-se fazer o que está escrito em I João 4:1, ou seja, provar se é de Deus ou não.

** CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO PROFETA

l. A mensagem do profeta deve estar em harmonia com a Bíblia. O verdadeiro profeta jamais contradiz um profeta da Bíblia (Isa. 8:20; Deut.13:1-4; Gál. 1:8). O Espírito Santo nunca contraria o Seu próprio testemunho, pois em Deus “não há mudança, nem sombra de variação” (Tiago 1:17).

2. As predições se cumprem (Deut. 18:21 e 22; Jer. 28:9).

3. Ele deve confessar que Jesus veio em carne. O verdadeiro profeta deve reconhecer que Jesus Cristo, sendo Deus, habitou entre os homens na forma humana (I João 4:2 e 3).

4. “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:16, 18-20). Em II Pedro 1:21 a Bíblia se refere a “homens santos de Deus”, mas certamente não está falando de pessoas que não pecam. Temos como exemplo o profeta Elias, que foi um homem “semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos” (Tiago 5:17), porém, sua vida, assim como a de todo o verdadeiro profeta, foi caracterizada pelos frutos do Espírito, não pelas obras da carne (Gál. 5:19-23). O que se deve notar, principalmente, são os resultados das suas mensagens na vida dos ouvintes, os verdadeiros frutos produzidos.

5. Não respira enquanto está tendo a visão (Daniel 10:17).

6. Só o profeta vê a visão, os outros apenas percebem (Dan. 10:7).

7. O profeta vê, sente e fala, durante a visão (Daniel 10:16).

8. O profeta mantém os olhos abertos quando em visão (Núm. 24:4; Apoc. 1:11).

9. Desmaia sem força, em visão (Daniel 10:8).

10. Voltam-lhe as forças (Daniel 10:18 e 19). No início da visão, vai-se toda a força natural e o profeta recebe força sobrenatural. No fim da visão, vai-se a força sobrenatural e voltam novamente as forças naturais.

Pode-se ainda adicionar outros detalhes nesta lista, por exemplo:

1. Assistência na fundação da Igreja (Ef. 2:20 e 21).

2. Edifica a Igreja (I Cor. 14:3 e 4; Ef. 4:12).

3. Inicia a extensão missionária da Igreja (Atos 13:2 e 3; 16:6-10).

4. Une e protege a Igreja (Ef. 4:14).

5. Adverte quanto a dificuldades futuras (Atos 11:27-30; 20:23; 21:4, 10-14).

6. Confirma a fé em tempos de controvérsia (Atos 15:32).

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...