quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pastor Brasileiro da Igreja South Bay Fala Sobre Plantação de Igrejas - Brazilian Church's Pastor Speaks About South Bay Church Planting

O brasileiro Filipe Santos, pastor associado da Igreja norte-americana South Bay, na Califórnia, conta como a Igreja vem obtendo rápido crescendo e fala sobre como plantar Igrejas.
O pastor Filipe, veio com sua família cristã para Michigan, a pedido da empresa em que seu pai trabalhava (Ford). Seu chamado para pastor e participação no movimento de plantação de Igrejas veio então após afastar-se de Deus em Michigan, percebendo que sua fé era baseada na fé de seus pais.
“Quando eu tinha 15 anos a minha família mudou para Michigan, para Detroit, meu pai trabalhava para Ford...E lá eu [meio que] virei as minhas costas a Deus. Eu percebi que a minha fé era baseada na fé dos meus pais. Era mais religião que um relacionamento com Deus.”
Filipe, que diz que recebeu o chamado de Deus ainda em Michigan, voltou ao Brasil para completar o último ano do colegial, mas já com o plano de voltar aos Estados Unidos para estudar teologia. Após 4 anos estudando em uma Universidade na Carolina do Sul ele recebeu o chamado para tornar-se então pastor.
A Igreja South Bay, em que ele é pastor associado, foi criada a menos de dois anos atrás e obteve um crescimento rápido através de uma parceria com mais 17 Igrejas de fora, os quais os suportam financeiramente e espiritualmente. Segundo ele, o apoio foi indispensável para a Igreja localizada no Silicon Valley, na Califórnia, onde ele diz não ter uma presença forte do Cristianismo.
“Antes de mudar para cá nós sabiamos que essa é uma região onde o Evangelho não está prevalecendo, não tem uma presença forte do Cristianismo. 95% das pessoas aqui não frequentam a Igreja cristã. Então vindo para nós sabíamos que só dá para fazer o que a gente quer fazer com essa visão se tivermos uma parceira com outras Igrejas que financeiramente e espiritualmente vão estar nos apoiando,” disse ele.
Filipe conta que a Igreja foi o resultado da união de três famílias que se mudaram para a Califórnia com o objetivo de plantar uma Igreja. E enquanto ela se estabelecia, todos recebiam as orações das outras Igrejas e seu apoio financeiro.
“Então parte era estratégia e parte era a parte espiritual ... O primeiro culto tinha mais de 200 pessoas já aqui...” “agora acho que estamos com 530 pessoas mais ou menos no domingo,” disse Filipe.
O culto abraça diferentes grupos étnicos e idiomas, citando por exemplo, os portugueses, indianos, filipinos, brasileiros, etc., “é uma mistura!” destacou ele.
“Eu acho que é muito mais forte, é muito mais parecido com o céu,” enfatizou.
Perguntado sobre a idéia de dar os cultos em Português ele argumenta “... na nossa visão a gente prefere ter Igrejas que unem as culturas e não separam elas de acordo com sua língua.”
Com relação ao projeto de plantação de Igrejas da South Bay ele diz que “é parte da nossa visão como Igreja de implantar as Igrejas.” E acrescenta, “nós fazemos parte de um network que chama Vision 360, é um network que uniu e está unindo todas as Igrejas do Silicon Valley juntas que têm um coração de plantar outras Igrejas.”
Ele explica que a estratégia da plantação de Igrejas consiste na formação de equipes, que dão os primeiros passos no local onde se planeja implantar a Igreja.
“Uma pessoa tem a visão..., e dessa visão você começa a formar uma equipe. Agora temos o projeto de plantar uma Igreja em São Francisco. E dessa equipe de 6 ou 10, essa equipe vai formando o que chamamos de ‘launching team.’”
O objetivo, ele diz, é que esse grupo de 10 torne-se um grupo de 30 ou 40 pessoas e que este grupo por sua vez convide todas as pessoas que eles conhecem para um ‘Previous Service,’ que é o culto mensal.
“Quando a gente começou foram seis famílias, e nós formamos um ‘launching team’ de 40 pessoas, e demorou 3 meses. E depois esse ‘launching team’ convidou todo o mundo que eles conheciam para três previous services (cultos prévios), que são cultos para a comunidade vir e participar.”... “Então nesses cultos tiveram 100, 150, 175 pessoas. E o último desse mensal é o que chamamos de ‘launching Sunday’ que é o primeiro culto semanal da Igreja,” completou.
Sobre a escolha do local para a Igreja ser plantada, ele comenta que “O processo de achar o lugar, é um processo de oração, ... pedindo a Deus a nos guiar para saber exatamente onde Ele quer que a gente esteja ... o nosso alvo é de estar nas comunidades que são mais influenciáveis do Silicon Valley.”
Por enquanto a Igreja está sendo em uma escola, mas Filipe diz que tem planos para encontrar um novo local para o próximo ano, visto o rápido crescimento da Igreja.
O suporte financeiro recebido é parte de um processo de apoio de cinco anos, em que vai diminuindo a porcentagem de apoio a cada ano, até que a Igreja seja suportada completamente por suas próprias oferendas.
“O primeiro ano nós somos 90 % apoiados pelas Igrejas de fora. O segundo ano é mais ou menos 70%,” explicou.
Falando sobre a South Bay “O ano passado era mais ou menos 70 [%] de fora e 30 [%] de dentro. é um processo a cada ano vai diminuindo o apoio de fora e aumentando o de dentro.”
Ele tem a expectativa de encontrar um outro lugar para o culto, relembrando o trabalho de montagem e desmontagem na preparação dos cultos de cada semana no ginásio da escola. “Então todo o domingo às 6:45h da manhã tem uma equipe de voluntários que vem e transforma o ginásio em um lugar que é um auditório para a Igreja ... e agora com três cultos, todos os cultos estão lotados e não tem muita opção de ir para um 4º culto,” mencionou ele.
Desta maneira, a Igreja planeja levantar uma quantia de $ 500 mil para o próximo local da Igreja, sendo que $ 50 mil desse valor é para ajudar uma Igreja em Etiópia, na áfrica, que é uma das Igrejas parceiras ,
Para obter tal sucesso como Igreja, Filipe ressalta que as pessoas não devem ter seu foco no crescimento da Igreja em si, mas sim na mensagem de Jesus Cristo.
 “As pessoas sempre perguntam por que a sua Igreja está crescendo e como a gente faz para crescer também, na verdade a resposta não é assim. O seu foco tem que tá em crescer a Igreja. O foco tem que tá na mensagem de Jesus Cristo.”
 “Se o nosso coração é de alcançar o mundo com a única mensagem que muda o coração humano, Deus está procurando essas pessoas com esse coração. Então não é como a gente pode crescer a Igreja, mas como a gente pode estar disponível para ser usado por Deus, para alcançar as pessoas que Ele já tá querendo alcançar. ... o simples é o seguinte, eu acho que é muito importante a gente começar a pensar como juntos a gente pode unir nossas forças, as nossas finanças, nosso coração para alcançar o mundo que está perdido com a mensagem que pode garantir a eternidade das pessoas e trazer o amor de Deus à nossa cultura.”
Na web:

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...