sexta-feira, 12 de novembro de 2010

“Revolte-se Contra a Condição Imposta pelo Diabo”

“Revolte-se Contra a Condição Imposta pelo Diabo”

   
 

II Crônicas 32:
9    Depois disto Senaqueribe, rei da Assíria, enviou os seus servos a Jerusalém (ele porém estava diante de Laquis, com todas as suas forças), a Ezequias, rei de Judá, e a todo o Judá que estava em Jerusalém, dizendo:
10    Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que confiais vós, para vos deixardes sitiar em Jerusalém?
11    Porventura não vos incita Ezequias, para morrerdes à fome e à sede, dizendo: O SENHOR nosso Deus nos livrará das mãos do rei da Assíria?
12    Não é Ezequias o mesmo que tirou os seus altos e os seus altares, e falou a Judá e a Jerusalém, dizendo: Diante de um único altar vos prostrareis, e sobre ele queimareis incenso?
13    Não sabeis vós o que eu e meus pais fizemos a todos os povos das terras? Porventura puderam de qualquer maneira os deuses das nações daquelas terras livrar o seu país da minha mão?
14    Qual é, de todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram, o que pôde livrar o seu povo da minha mão, para que vosso Deus vos possa livrar da minha mão?
15    Agora, pois, não vos engane Ezequias, nem vos incite assim, nem lhe deis crédito; porque nenhum deus de nação alguma, nem de reino algum, pôde livrar o seu povo da minha mão, nem da mão de meus pais; quanto menos vos poderá livrar o vosso Deus da minha mão?
16    Também seus servos falaram ainda mais contra o SENHOR Deus, e contra Ezequias, o seu servo.
17    Escreveu também cartas, para blasfemar do SENHOR Deus de Israel, e para falar contra ele, dizendo: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo da minha mão.
18    E clamaram em alta voz em judaico contra o povo de Jerusalém, que estava em cima do muro, para os atemorizar e os perturbar, para que tomassem a cidade.
19    E falaram do Deus de Jerusalém, como dos deuses dos povos da terra, obras das mãos dos homens.
Na geografia antiga, era um país situado a leste do Rio Tigre, limitado ao norte pela Armênia, a leste pela média, ao Sul pela Susiana e Caldéia.
Os Assírios eram especialmente temidos por seus Exércitos. Sua brutalidade era comum para com seus conquistados. Uma prática comum eram  desfiles onde seus exércitos exibiam as cabeças dos reis conquistados, sua forma de guerrear não visava manter o estado conquistado intacto, mas sim sua destruição usava o massacre dos homens abusos das mulheres e a queima das cidades.
 Sua maneira de agir se iniciava impondo pesados impostos sobre seus vassalos, quando a metrópole percebia que sua colônia não estava mais suportando suas pesadas condições e que estava prestes a se rebelar,enviava seu poderoso exército e tomando por meio da força a cidade, destruía os governantes e suas famílias e colocava um regente seu naquele lugar, mesmo assim, se os habitantes tentassem se rebelar, os assírios enviavam seus exércitos e destruíam completamente aquela cidade.
No reinado do Rei Ezequias, este fez o que era reto aos olhos do Senhor (2Cr 29,30,31) destruiu os altares, restaurou a casa do Senhor e colocou Judá nos eixos. Por isso, os Assírios em 2Cr 32:1 vieram contra Jerusalém. 
Satanás tem o seu processo de intimidação, Como os Assírios faziam, tentando impor a sua condição de miséria cercando o povo de Deus  – 1Pe 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”. Com Senaqueribe, não foi diferente, pois o cerco era uma estratégia de guerra eficaz usada na antiguidade, fazendo com que o sitiado definhasse numa condição de total miséria em todos os aspectos. O intuito da tática do sítio, era justamente levar as pessoas residentes na cidade ao desespero. Quem entre nós já não passou por uma situação assim?
Cobranças, ameaças,tantas coisas que nos sufocam, nos fazem definhar aos poucos. Satanás coloca problemas atrás de problemas em nossa vida para que deixemos de olhar para o Senhor, para nos paralisar. Veja que Senaqueribe cercou Jerusalém e afrontou seu povo, dizendo que Deus não os ajudaria, comparando o Senhor aos deuses das outras cidades que ele havia conquistado. Quando estamos em meio a um cerco do Diabo, note que ele sempre coloca pessoas a nossa volta para questionar nossa fé.

Hoje, você vai se posicionar, revoltando-se contra todo o cerco e condição imposta pelo Diabo. Na tua vida, quem dá a ultima palavra é o Senhor!
Para se revoltar contra a condição imposta pelo Diabo é necessário:
1-Tapar as fontes de água – Não deixe o inimigo se alimentar do que é teu.
2CR 32:3 e 4 –
“3 Teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. 4 Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas? “
 Ezequias sabia que naquela região, a água era muito importante para qualquer exército, então, ele e seus príncipes esconderam todos os poços e riachos, fecharam as brechas por onde o inimigo pudesse se alimentar. O Diabo quer se alimentar da tua promessa.
Cubra-a com a Rocha, que é Cristo. Tome uma atitude de ousadia, entregue valores ao Senhor que você não poderia. Entregue sua vida completamente.
Seja fiel no seu dízimo pois o diabo não aceita a sua fidelidade pois ele acha que seu salário por ter sido ganho no mundo é dele, ele acha que está “permitindo”, “dando um boi” para você deixando você ter qualquer coisa no mundo, se você não é fiel, Satanás está tranqüilo pois assim tem total domínio da sua vida, mas se você começar a ir a igreja com disciplina, orar, jejuar, dar seu dízimo, ele verá que você está consagrando sua vida ao Senhor e não a ele e por isso ele se enfurece e tenta fazer o cerco na sua vida com levantes, mas aí já será tarde pois ele terá que se retirar pois Deus pelejará com você e expulsará a Satanás de sua vida.
2- Recobrar o teu ânimo – Levante-se para vencer.
2Cr 32.5 –
“E ele se animou,... “
Você já viu alguém desanimado? Quando estamos desanimados, ficamos fracos, sem vontade de fazer nada, exatamente como Satanás quer que fiquemos.
Você já percebeu, que quando estamos desanimados nós só olhamos para nossa situação e esquecemos da grandeza de nosso Deus?
Mas quando olhamos para o nosso Deus, nos animamos, percebemos toda a cilada de Satanás e vemos como nossos problemas são pequenos perto de nosso Deus. Veja o caso de Ezequias, ele sabia que estava fazendo a vontade de Deus, ele limpou a Judá da Idolatria, restaurou o Templo então ele sabia que Deus estava com ele.
Deus está com você, olhe para Ele não Importa o que satanás está fazendo, Deus é maior que tudo.
Anime-se, levante esta cabeça e enfrente a situação!  Pois o desanimado é um miserável na sua alma, uma presa fácil para Satanás. A tua vitória dependerá do teu ânimo.
3- Edificar o muro (escudo da fé) – Ele vai deter o ataque do inimigo.
2CR 32.5 –
“...e edificou todo o muro quebrado até às torres”
Uma fé enfraquecida é como um muro cheio de brechas. 1Jo 5.4 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” e  Sl 61.3 “Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo.”
Somos nascidos de Deus, neste momento, deixamos de ser criaturas para ser Filhos de Deus. O primeiro objetivo de Satanás, é fazer com que nossa fé seja abalada, pois nossa fé é um muro que não permite que ele entre em nossa vida. No momento em que achamos que Deus não pode realizar seu mover em nossa vida, estamos derrubando o alicerce de nossa principal defesa contra a investida de Satanás.
Nossa fé no Senhor, cria ao nosso redor, uma muralha intransponível contra o agir de Satanás na nossa vida. Existe uma diferença relevante para este caso  entre a maneira de agir do Diabo e a maneira de agir de Deus:
O Diabo, não precisa de convite,permissão ou que tenhamos fé nele, para realizar seu trabalho na nossa vida, ele invade e se apossa daquilo que quer, usando nossas brechas, nossos erros para ter legalidade.
Já o senhor atua diferente, Ele segue as regras que Ele mesmo criou, Ele não entra sem ser convidado, mas assim que o convidamos, ele compra a nossa briga, exatamente como aquele irmão mais velho que por nos amar, nos defende dos abusos dos valentões da escola.
Hoje irmãos, estamos na graça, quando escorregamos, cometemos um pecado e realmente nos arrependemos, o confessamos a Jesus, e Ele nos purifica e perdoa, tirando a autoridade de Satanás da nossa vida, por isso, Satanás não pode nos tocar!
Você pode estar se perguntando: -  Tudo bem, tenho que ter fé, mas o que é fé?
Para responder sua pergunta, não serei eu mas sim a Palavra do Senhor: Hb 11:1 “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”
E o Próprio Jesus nos explica mais sobre a fé: Mateus 21:21 “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;”  isto parece impossível?
Parece mas é a mais pura realidade! Seus problemas podem parecer uma montanha mas tendo fé no Senhor, a montanha será destruída! Creia, tenha fé!
4- Ter um testemunho de poder, antemuro.
2CR 32.5 –
“e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi,”
Esse antemuro e a Cidade de Milo serviriam de barreiras a Senaqueribe – Nosso testemunho mostra quem nós somos e derrota a Satanás.
O Senhor nos livra a cada dia de ciladas preparadas por Satanás. Satanás nos ataca por todos os lados, sem dar tréguas.  E em meio a esta luta nos esquecemos de tudo que Deus já fez em nossas vidas.
Lembre-se das vitórias que o Senhor já te deu, não devem ter sido poucas, os pedidos atendidos, em Mateus 21:22, Jesus nos fala: “E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.”
Mesmo sem pedir, o Senhor nos guarda e cuida de nós, quantas vezes, precisamos de uma saída urgente para um determinado problema onde não vemos solução e do nada as coisas se resolvem, parecendo que a solução acontece naturalmente?
Pode ser uma conta enorme que temos que pagar mas começamos o dia ser ter um tostão e então do nada aparece um cliente que faz uma compra no valor esperado ou uma pessoa que nos devia um valor já esquecido e miraculosamente resolve nos pagar.
Coisas que acontecem em nosso cotidiano e muitas vezes passam desapercebidas aos nossos olhos.
Este é nosso testemunho, este é o antemuro, temos que fazer uma análise de todo nosso dia – dia, resgatar estas lembranças e entender, que se Ele faz tudo isso, pode e vai fazer cada vez mais por nós.
5- Usar (em abundância) as armas espirituais que Deus te dá.
2CR 32.5 –
“e fez armas e escudos em abundância.”
Que armas espirituais são estas? O que é isto? Deus nos deu armas para lutar contra as investidas de Satanás.
Um exemplo delas, está em Daniel capítulos 9 e 10 onde Daniel estudando a palavra de Deus, percebe que o tempo que Deus estabeleceu para o cativeiro de Israel havia acabado, por isso, ele se colocou em jejum e oração, e mesmo com a resposta demorando 21 dias, três semanas para chegar, ele continuou jejuando e orando, ele perseverou e se manteve usando as suas armas e Deus respondeu.
As armas que Deus nos dá hoje segundo sua palavra em várias passagens são como aqui em Daniel, Jejum, Oração a fidelidade nos dízimos e nas ofertas (malaquias 3:10) nossa obediência aos seus mandamentos e nossa disposição em participar dos cultos.
Muitas vezes, Satanás nos entristece tentando nos fazer pensar que estas armas não nos atingem, fazendo como Senaqueribe nos afrontando junto as nossas muralhas, mas tudo o que temos que fazer é perseverar, e ficar firmes em nossos propósitos e não desviar do foco de que Deus já está agindo em nosso socorro pois é isto que ocorre quando usamos as armas que deus nos deu.
Jejue, ore, seja fiel nos dízimos, congregue, oferte, mesmo que as pessoas (que neste caso usadas por Satanás) zombem de você, persevere.
Se você está cansado, jejue, se está fraco, ore, se não tem oferta para o Senhor, ore para que Deus lhe dê uma oferta para oferecer a Deus ou seja faça votos, claro que com sabedoria para que não venham a ser votos de tolo. 
Ezequias fez a sua parte. Jejum, comunhão e oração são armas espirituais que manifestam nossa revolta no mundo espiritual.
Quando você não aceita e se revolta contra  o cerco do Inimigo:
1-Deus envia Seu anjo e te dá vitória – 2CR 32.21
Então o SENHOR enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada.
Deus é que vence a luta por nós, destrói os planos do Diabo e o envergonha  diante de nós.
2-Deus te dá paz – 2CR 32.22
Assim livrou o SENHOR a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou.
Deus nos livra e nos guia na sua palavra.
3-Deus te prospera e te honra – 2CR 32.23
E muitos traziam a Jerusalém presentes ao SENHOR, e coisas preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo que depois disto foi exaltado perante os olhos de todas as nações.
Deus nos provê de recursos para que ofertemos a Ele e nos faz prósperos, nos exaltando para que nosso testemunho sirva de exemplo para ganhar almas para Ele.


Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...