sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Igrejas Instadas a Falarem sobre a Segunda Guerra, a Consciência Moral




soldiersNa véspera do Dia dos Veteranos, o grupo inter-religioso Truth Commission on Conscience in War (Verdade sobre Consciência na Guerra) pediu às Igrejas e líderes religiosos a quebrarem o seu silêncio com relação ao conflito moral que o envolvimento dos Estados Unidos em guerras injustificadas está colocando nos soldados religiosos.
  • (Foto: AP Images Jacobson / Julie)
    Nesta foto de arquivo, soldados do Exército dos Estados Unidos com a quarta Brigada de Combate da 82º Divisão Aerotransportada baixam suas cabeças em oração conduzida pelo capelão Andy Taylor de Tulsa, Oklahoma, Abril de 2010, no Vale do Arghandab da província de Kandahar, no Afeganistão.
Um grupo de evangélicos e soldados católicos, capelães militares e funcionários da Truth Commission se reuniram em Washington, DC, e testemunharam quarta-feira sobre suas histórias pessoais de culpa moral e conflituosa, servindo o seu país em uma guerra.
Em seus depoimentos, os veteranos defenderam que os Cristãos estão contra as guerras que não coincidem com os princípios da guerra justa. Os líderes da Igreja também foram incentivados a terem voz sobre as implicações que as guerras injustas têm sobre os homens e mulheres do serviço em suas congregações.
"A Igreja precisa confrontar a ocupação por tempo indeterminado, a guerra aberta em que homens e mulheres são enviados a quatro e cinco implantações por razões práticas. Os soldados voltam para a Igreja. Eles voltam para casa. Eles estão acabados [e] a sua família está destruída," disse Jake Diliberto, um veterano e testificador Truth Commission.
Diliberto, um ex-fuzileiro naval, disse que ficou desiludido com a guerra depois de servir no Iraque. "Uma vez na minha vida eu ignorei a minha consciência e eu disse: Está Certo." Mas hoje, estou diante de você como o co-fundador dos Veterans for Rethinking Afghanistan (Veteranos para Repensar no Afeganistão)."
A mudança ocorreu quando Diliberto percebeu que não poderia justificar a guerra para a qual ele servia. Ele diz que ainda carrega lembranças do Iraque.
"Ainda me lembro de meus amigos que morreram. Ainda me lembro de seus rostos. Lembro-me dos iraquianos que foram mortos," contou Diliberto, agora um ministro evangélico ordenado.
Keizer Herman Jr., um capelão militar reformado corporal e militar, salientou que "os desdobramentos de como ir para a guerra e os critérios que usamos para ir para a guerra são muito importantes."
"Elas são especialmente importantes para o soldado individual," ressaltou.
Quando as justificações adequadas não existem, disse Keizer, os soldados se tornam conflitantes sobre suas ações.
"Mais de 75 por cento dos soldados servindo no Afeganistão e no Iraque, atiram para matar. Na Segunda Guerra Mundial, apenas 20 por cento atirou para matar. Assim, a formação fez com que nossos soldados estivessem muito mais reflexivos, refletindo sobre as coisas que acontecem no campo de batalha," explicou.
Quando os soldados começam a refletir sobre sua conduta, os soldados podem tornar-se sobrecarregados física e mentalmente com a implicação moral de suas ações.
O Centro Nacional de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PTSD) rotulou o desafio moral ético como dano moral em um estudo de 2009. Apesar de dano moral e o PTSD não serem o mesmo, o estudo concluiu que o prejuízo moral provoca perturbações psicológicas e emocionais similares.
O co-presidente da Comissão de Planejamento da Truth Comission, Rev. Rita Nakashima Brock, acredita que o estudo tem implicações graves para a comunidade religiosa. "Mais da metade dos veteranos que buscam tratamento para isto tem perdido a sua fé. Assim, a guerra realmente matou a sua fé," ressaltou.
Brock continuou: "Quanto mais [soldados] tinham uma visão dura de Deus, que Deus estava punindo, ou Deus é um juiz, mais provável que eles tenham sido vítimas de abuso de substâncias e seu prognóstico de cura foi menor [provável]."
A filha e enteada dos veteranos, Brock notou que, enquanto dano moral possa ser devastador para os homens e mulheres em uniforme, ele também pode servir como uma oportunidade para o ministério.
"Eu sinto que esta nova pesquisa de dano moral é um chamado vocacional para as comunidades religiosas a se envolverem," afirmou.
Keizer ressaltou que os líderes da Igreja devem chamar as guerras que são inseridas injustamente.
"A Nossa Constituição diz que só o Congresso tem o direito de declarar guerra. A última guerra que o Congresso declarou foi a II Guerra Mundial," explicou.
Embora a Truth Comission seja uma grande organização pacifista, vários veteranos deixaram claro que eles não eram anti-guerra. Eles só pediram que o envolvimento militar dos EUA adira aos princípios da Teoria da Guerra Justa.
A Teoria da Guerra Justa, uma doutrina da ética militar comumente usada por políticos, consiste de quatro condições para a determinação da justiça de uma guerra: duração, gravidade, certos danos, devem ser infligidos pelo agressor; todos os outros métodos têm se mostrado ineficazes; o uso de armas não deve causar mais destruições graves ou o mal que o mal a ser eliminado, e deve haver perspectivas sérias de sucesso.
Keizer recomendou que os líderes da Igreja responsabilizem o governo a esses diretores.
Além disso, a Truth Comission defendida pela comunidade religiosa para apoiar os direitos dos militares para seguir a sua consciência moral. Ela tem feito lobby no Congresso para ampliar a definição de objeção de consciência ao permitir que o pessoal de todos os ramos das forças armadas sigam sua consciência.
O diretor executivo do Centro de Consciência de Guerra, JE McNeil, disse que foi arredondado o apoio de 10 parlamentares. No entanto, seus esforços têm sido largamente mal sucedidos devido à falta de consenso político e membros depostos nas eleições.
A Truth Comission será a anfitriã de um serviço inter-religioso hoje em Washington, DC, a Igreja National City Christian em homenagem ao Dia dos Veteranos. O serviço contará com o emérito Rev. James A. Forbes, Jr., do histórico de Nova York Riverside Igreja e do Rev. MphoTutu, filha do Bispo Desmond Tutu. Programa-se que mais veteranos testemunhem sobre seus ferimentos morais no serviço.
Por Stephanie Samuel|Correspondente Christian Post
Traduzido por Rodrigo L. Albuquerque

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...