terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ataque norte-coreano derruba bolsas asiáticas

Hélio Barboza e Ricardo Criez, da Agência Estado
TÓQUIO - Os mercados da Ásia fecharam em forte baixa nesta terça-feira. As bolsas da região reagiram com preocupação à notícia de um ataque da Coreia do Norte contra a ilha sul-coreana Grande Yeonpyeong. Não houve negociações no Japão por ser feriado.
A Bolsa de Hong Kong caiu pela terceira sessão consecutiva, influenciada ainda pela fraqueza nos mercados chineses. O índice Hang Seng baixou 627,88 pontos, ou 2,7%, e terminou aos 22.896,14 pontos.
Já as Bolsas da China sofreram também com as preocupações de que o país iniciou um longo ciclo de aperto monetário. O índice Xangai Composto caiu 1,9% e terminou aos 2.828,28 pontos. O índice Shenzhen Composto recuou 1% e encerrou aos 1.300,63 pontos.
O yuan se desvalorizou em relação ao dólar, por conta da alta na taxa de paridade central dólar-yuan (6,6389 yuans para 6,6469 yuans) e a valorização da moeda norte-americana nos mercados asiáticos. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6447 yuans, de 6,6418 yuans do fechamento de segunda-feira.
Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted da Bolsa de Taipei baixou 0,6% e fechou aos 8.328,63 pontos, perturbado pelos temores em relação à crise de débito europeia.
Na Coreia do Sul, a notícia do ataque norte-coreano só chegou depois do fechamento do mercado, mas pode ter impacto sobre o pregão desta quarta-feira. A Bolsa de Seul encerrou com o índice Kospi em baixa de 0,8%, fechando aos 1.928,94 pontos, pressionado pelas preocupações com a crise da dívida na Europa e um possível aperto monetário na China.
A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em queda, com a baixa nas bolsas chineses se somando às preocupações acerca do risco de contágio da crise da dívida europeia e das investigações sobre informação privilegiada em alguns fundos de hedge dos EUA. O índice S&P/ASX 200 recuou 1,2% e terminou aos 4.589,1 pontos.
O declínio nas bolsas de Nova York levou os investidores da Bolsa de Manila, nas Filipinas, a continuarem realizando lucros. O índice PSE recuou 0,9% e fechou aos 4.147,35 pontos.
A Bolsa de Cingapura seguiu as demais quedas nos mercados asiáticos depois das tensões deflagradas na península coreana, onde fogos de artilharia foram trocados. O índice Straits Times perdeu 2,02% e fechou aos 3.126,30 pontos, mais baixo fechamento desde 27 de outubro.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, perdeu 2,2% e fechou aos 3.665,19 pontos, com preocupações de possível fuga de capitais em meio a crescentes tensões entre a Coreia do Norte e a do Sul. "Isso afeta o sentimento e os estrangeiros saem vendendo", disse um analista.
A Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, também foi afetada pela crise na península coreana, além das quedas nos mercados europeus e do Dow Jones futuro. O índice SET recuou 1,0% e fechou aos 1.009,47 pontos.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 1,0% e fechou aos 1.487,53 pontos, uma vez que os investidores tornaram a ter aversão ao risco depois que as duas Coreias trocaram artilharia. As informações são da Dow Jones

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...