quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O QUE JESUS FEZ POR VOCÊ

Jesus andou por três anos fazendo discípulos e acumulando seguidores, nunca cometeu algum pecado ou fez mal a alguém, mesmo quando acusado e caluniado pelos que queriam lhe matar não respondeu e se calou. Mesmo assim foi morto, até um dos soldados romanos que estava ao pé da cruz, disse que de fato Jesus era um homem inocente. Mas Jesus não morreu sem um propósito, enquanto ele estava pregado a cruz era sua face que Jesus via, ele viu cada lágrima que caia de seus olhos até o dia de hoje e estava disposto a enxugar cada uma, Jesus até foi tentado a desistir, mas nesse momento ele lembrava de você e de quanto você precisava de um salvador, e por isso se entregou em sacrifício.

Desde que pisou essa terra Jesus já sabia de seus desígnios, e certamente não foi fácil para Jesus saber o quanto ele iria sofrer e que seria morto na cruz.
Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse:
- Sentem-se aqui enquanto eu vou orar
E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e vigiem comigo.
E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, afaste de mim este cálice de sofrimento; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres.
E, voltando para os seus discípulos, encontrou-os dormindo; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste vigiar comigo?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque estavam todos cansados.
E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.
Levantem, e vamos embora; eis que é chegado o que me trai.


MATEUS 26:36-46

Jesus estava muito triste e angustiado, uma tristeza imensa, quase indescritível, ele sabia que faltava pouco para que fosse humilhado, surrado e crucificado, na bíblia em (Lucas 22:44) diz que o suor de Jesus enquanto ele orava era como gostas de sangue caindo no chão: “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.”.
Pode parecer um pouco estranho alguém suar sangue, mas esse é um fato comprovado que ocorreu também na segunda guerra mundial quando alguns soldados eram levados para serem executados. Diante da extrema tensão de saberem que logo iriam morrer, alguns desses soldados ficavam tão retesados que pequenos vasos sanguíneos estouravam fazendo que transpirassem suor misturado com sangue. O mesmo aconteceu com Jesus, com isso podemos ter uma pequena idéia do quanto Jesus sofreu, afinal, ele não só sabia que seria morto, como sabia de todo sofrimento que iria passar até chegada a hora de sua morte.
Logo que Jesus acabou de orar chegou Judas com os soldados. Judas disse que aquele que ele beijasse, os soldados poderiam prender, pois esse era Jesus, então com um beijo Judas entregou Jesus.
Judas passou três anos acompanhando Jesus, e durante esses três anos Jesus já sabia que Judas iria traí-lo, mas mesmo assim Jesus amou e continuou amando Judas. E mesmo podendo fugir se entregou aos guardas romanos.
Antes que fosse levado, Pedro (um dos 12 discípulos) disse que jamais abandonaria Jesus, porém Jesus lhe disse que antes que o galo cantasse Pedro o negaria 3 vezes.
E de fato isso aconteceu:
Quando Jesus foi preso, Pedro seguiu Jesus de longe até ao pátio da casa do grande sacerdote, uma evidência de que não queria ser reconhecido com um dos discípulos de Jesus.

“Pedro seguiu Jesus de longe”
Mateus 26: 58
E ainda negou Jesus:
“Juro que não conheço esse homem – disse Pedro pela terceira vez. E naquele instante o galo cantou. Pedro se lembrou do que Jesus tinha dito: – ” Antes que o galo cante você me negará 3 vezes”. Então Pedro saiu dali e chorou amargamente”. – Mateus 26: 69-75
Jesus foi levado pelos soldados que o surraram, humilharam e o levaram ao conselho superior para que fosse julgado e eles não tinham nada que pudessem usar contra Jesus, afinal em Jesus não havia pecado, mas mesmo assim o condenaram.
Depois levaram Jesus a Pilatos:
Então Pilatos disse aos chefes dos sacerdotes e a multidão:
- Não vejo nenhum motivo para condenar esse homem
Mesmo Pilatos sabia que não havia motivo para condenarem Jesus.
Depois Jesus foi levado a Herodes, que fez muitas perguntas a Jesus, mas ele nada respondeu, então Herodes zombou de Jesus.
Herodes e os seus soldados zombaram de Jesus e o trataram com desprezo. Puseram nele uma capa e o mandaram de volta a Pilatos.
A capa foi uma zombaria que fizeram a Jesus, pois o messias é tratado na bíblia como o rei dos judeus, então zombando de Jesus lhe colocaram uma capa de rei.
Nem Herodes, nem Pilatos encontraram culpa alguma em Jesus, nem nada para que Jesus merecesse a morte, mas a multidão gritava para que crucificassem Jesus:
Disse Pilatos:
- Não encontrei nele (Jesus) nenhuma culpa disso que o acusam. Herodes também não encontrou nada contra ele. Ele não fez nada que mereça pena de morte, vou mandar castigá-lo com chicotadas e depois o deixarei ir.
Então a multidão começou a gritar:
- Mate esse homem e solte Barrabás
Barrabás foi um homem que foi preso por assassinato e revolta.
Aí Pilatos mandou surrar Jesus. Depois os soldados fizeram uma coroa de espinhos e colocaram na cabeça de Jesus e o vestiram com uma capa. Chegavam perto dele e diziam: Viva o rei dos Judeus, e batiam nele e lhe cuspiam no rosto.
Pilatos novamente tentou falar com a multidão, mas a multidão gritava:
- Crucifique, crucifique.
E Pilatos pela terceira vez:
- Mas que crime ele cometeu?
Porém eles continuavam a gritar que Jesus fosse crucificado.
Quando Pilatos viu que não conseguia nada e que o povo podia se revoltar, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse:
- Eu não sou responsável pela morte desse homem, isso é com vocês.
Então Pilatos mandou surrar Jesus com o chicote e depois de soltar Barrabás, entregou Jesus para que fosse crucificado.
(MATEUS, LUCAS, JOÃO)
Jesus foi surrado e humilhado pelos guardas, que lhe esbofetearam, cuspiram em seu rosto e ainda lhe deram chicotadas:
“Cuspiam nele, pegavam a vara e batiam em sua cabeça”. MATEUS 27: 30
É difícil imaginar o sofrimento pelo qual Jesus passou, mas todo esse sofrimento tinha um único propósito, que fazia com que Jesus não desistisse: Salvar você.
Jesus o salvou por que ele te ama, por que Deus te ama, Deus entregou seu filho para que fosse surrado, humilhado e morto por sua causa. Quem no mundo entregaria seu filho ao sofrimento, humilhação e a morte por pecadores? Quem no mundo morreria dessa maneira por sua causa?
“Quando eles estavam saindo, levando Jesus para que fosse crucificado, eles encontraram um homem chamado Simão, da cidade de Cirene, e então o obrigaram a carregar a cruz de Jesus” – Mateus 26:32
Será que os soldados tiveram um acesso de bondade e ficaram com pena de Jesus, por isso pediram para que Simão carregasse sua cruz?
Claro que não, Jesus já tinha sido tão surrado que não tinha forças para carregar a própria cruz, por isso pediram para que Simão a carregasse, tamanho era o sofrimento de Jesus.
O profeta Isaías fala no livro de Isaías o quanto Jesus estaria debilitado:
“Muitos ficaram horrorizados quando o viram, pois ele estava tão desfigurado que nem parecia um ser humano”. – Isaías 52:14

Atente para as palavras que o profeta Isaías usou para descrever o estado de Jesus: “Tão desfigurado que nem parecia um ser humano”. Você consegue imaginar alguém tão desfigurado pelas agressões sofridas que nem mais pareça um ser humano?
Jesus já tinha sofrido demais, mesmo desfigurado e humilhado, as pessoas continuavam zombando dele:
“Os que passavam por ali caçoavam dele, balançavam a cabeça e o insultavam”Mateus 27:39
Mesmo sendo humilhado Jesus não amaldiçoou os que o humilhavam, pelo contrário, Jesus orou e pediu em favor deles a Deus:
Então disse Jesus:
“- Pai, perdoe essa gente. Eles não sabem o que fazem”Lucas 23:34
Os soldados pregaram Jesus a cruz e o ergueram, muitas pessoas que passavam pelo local continuaram zombando de Jesus, falavam que se ele realmente era o filho de Deus, que se libertasse daquela cruz, mas Jesus sabia que ele estava ali por nós, e tudo o que teria que sofrer, tanto que recusou vinho com fel que lhe foi oferecido para aliviar a dor.
Jesus foi crucificado entre dois criminosos, e um desses criminosos, também zombou de Jesus, porém o outro defendia Jesus e ainda lhe falou:
- Senhor, lembre-se de mim quando o senhor vier como rei.
Jesus respondeu:
- Eu afirmo que hoje você estará comigo no Paraíso.
“Ao meio dia a terra ficou três horas na escuridão. Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: – Pai, por que me abandonaste. Aí Jesus deu outra vez um grito bem alto e morreu”. - Mateus 27: 46-50
Por que será que Deus abandonou seu próprio filho? Por que Jesus gritou a Deus perguntando por que este o havia abandonado?
Já estudamos que o pecado afasta Deus de nós, e naquele momento Jesus estava carregando todos nossos pecados, todos eles estavam em Jesus, por isso Deus o abandonou e não lhe respondeu.
Deus no seu imenso amor sacrificou o que ele mais amava para que fôssemos salvos, não recusou nem entregar seu filho para nos salvar.
Lembre-se que Jesus sofreu tudo isso por você, mesmo que você fosse o único pecador do mundo, Jesus teria feito a mesma coisa para salvá-lo. Ele te ama muito, tanto que se recusa a deixá-lo dessa maneira e lhe convida a viver uma vida maravilhosa com ele e o Pai.
Certamente você já fez algumas escolhas na sua vida, mas a que você fará agora é a mais importante delas, nenhuma escolha feita por você até hoje se assemelha com a que você fará agora. Você tem quatro escolhas, porém as três primeiras são a mesma escolha:
1 – Aceitar Jesus apenas verbalmente e segui-lo de longe como fez Pedro quando Jesus foi preso. (não aceitar Jesus)
“Pedro seguiu Jesus de longe” - Mateus 26: 58
2 – Lavar as mãos como fez Pilatos diante do povo, deixando que Jesus fosse crucificado, como se você não tivesse nada a ver com a vida e morte de Jesus, e optar por não fazer escolha alguma. (não aceitar Jesus)
3 – Negar a Cristo recusando sua morte na cruz para que você fosse salvo.
“Pedro negou a cristo e depois se lembrou do que Jesus tinha dito. Então Pedro saiu dali e chorou amargamente”. (não aceitar Jesus)
(Pedro negou a cristo, mas depois se arrependeu profundamente de todo coração e foi um dos maiores divulgadores do evangelho que já existiu)
4 – Aceitar Jesus como seu salvador, e se tornar um seguidor e discípulo de Cristo, e viver a vida perfeita que Deus lhe reservou. (Aceitar Jesus)
“Eles no mesmo instante largaram tudo e seguiram Jesus”
(MATEUS 4:22)
A escolha é com você, ninguém pode fazer essa escolha por você, Deus lhe deu o livre arbítrio, ele lhe deu essa escolha, Deus te ama muito e nunca irá lhe obrigar a nada, tudo o que ele fez foi por amor a você. Não há meio termo, não há como “mais ou menos” aceitar Jesus, é sim ou não.
†Jesus disse:
“Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a juntar, espalha.”
(MATEUS 12:30)

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...