quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A origem dos nomes no Novo Testamento - Hebraico, Aramaico, Grego e Latin

alfabeto hebraico
Vemos muitos personagens no Novo Testamento com dois nomes. Para entedermos o motivo, primeiro vamos falar um pouco de história.
Na época em que fora escrito o Novo Testamento - Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Espistolas (que significa cartas) Paulinas, Epistolas Universais e Apocalipse - havia um império que reinava, o Império Romano.

O Império Romano

O Império Romano é a fase da história da Roma Antiga caracterizada por uma forma autocrática de governo. O Império Romano sucedeu a República Romana que durou quase 500 anos (509 a.C. – 27 a.C.) e tinha sido enfraquecida pelo conflito entre Caio Mário e Sulla e pela guerra civil de Júlio César contra Pompeu.[4]
Muitas datas são comumente propostas para marcar a transição da República ao Império, incluindo a data da indicação de Júlio César como ditador perpétuo (44 a.C.), a vitória do herdeiro de Otávio na Batalha de Áccio2 de setembro de 31 a.C.), ou a data em que o senado romano outorgou a Otávio o título honorífico Augusto (16 de janeiro de 27 a.C.).[5] (
Também a data do fim do Império Romano é atribuída por alguns ao ano 395, com a morte de Teodósio I, após a qual o império foi dividido em pars occidentalis e pars orientalis. A parte ocidental, o Império Romano do Ocidente terminou, por convenção, em 476, ano em que Odoacro depôs o último imperador Rômulo Augusto, ou mais precisamente até a morte do seu predecessor, Júlio Nepos, que se considerava ainda imperador (a assim era considerado por seu par oriental). Já o Império Romano do Oriente perdurou até a queda de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453.
Assim, Império Romano tornou-se a designação utilizada por convenção para referir ao estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política efectuada pelo primeiro imperador, César Augusto. Embora Roma possuísse colónias e províncias antes desta data, o estado pré-Augusto é conhecido como República Romana.
O Império Romano exercia grande influência cultural em suas colônias e províncias através da educação, arquitetura, costumes, etc.

Os Registros do Povo

Lucas 2:1 - E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse.
César Agusto, imperador do Roma lança um decreto a fim de que todos os povos de todas as colônias e províncias do Império se alistassem para contagem do povo. Todas as crianças nascidas tinham que ser registradas e na época o povo judeu viviam sob o Império Romano, portanto, seus bebês eram registrados com dois nomes sendo um nome de origem romana - o idioma de roma era o Latin - e outro de origem hebraica.
Veja abaixo alguns personagens que tinham dois nomes sendo um nome de origem romana e outro de origem hebraica.

Apóstolo Paulo - Saulo

Atos 13:9 - Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
Saulo o mesmo que Saul = Origem Hebraica = Significa "Desejado"
Paulo = nome Romano de origem latin = Significa "Pequeno"

João Marcos

Atos 12:25 - E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos
João = Origem Hebraica = Significa “Jeová é um doador gracioso”
Marcos = nome Romano de origem latin = Significa "defesa"
Fonte: Fabio Bmed / Profetico

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...