quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

WIKI LEAKS

WikiLeaks logo
As forças de segurança brasileira cooperaram  estreitamente com a inteligência dos EUA no  combate ao terrorismo no país, apesar dos desmentidos do governo brasileiro.
Segundo um telegrama secreto enviado para Washington em janeiro de 2008 pelo embaixador dos EUA Clifford Sobel, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência Abin monitoram suspeitos terroristas e por vez  prendem alguns deles.
"A Polícia Federal, muitas vezes chegou a prender pessoas com ligações ao terrorismo, mas não divulga para  não   chamar  a atenção da mídia . Durante o ano passado a Polícia Federal prendeu várias pessoas envolvidas em actividades suspeitas de financiamento ao terrorismo.O governo brasileiro nega a existência de operações contra o terrorismo no país.
Em uma reunião de 2005 com o embaixador dos EUA, o oficial da inteligência brasileira, Ministro da Segurança Institucional Jorge Armando Felix, disse que os agentes estavam trabalhando em estreita colaboração com SMAR (Sistema de Alerta do Movimento Regional, um banco de dados de passaporte) para atingir determinados indivíduos.
Ele também disse que " O governo brasileiro rejeita vigorosamente afirma que existem actividades relacionadas com o terrorismo em curso na área de tríplice fronteira com Paraguai e Argentina. Desde 2006, os EUA inclui a área como uma ameaça potencial no seu relatório anual sobre o terrorismo.
Em parte, o rebutal é devido a uma discordância formal, já que o Brasil não classifica o Hizbollah eo Hamas como organizações terroristas. Ambas as organizações têm adeptos na região da tríplice fronteira.Terror detenções relacionadas com o
Mas, para além de divergências oficiais, documentos WikiLeaks mostram que as agências brasileiras atuam em ligações fornecido pelos  EUA.
Também em janeiro de 2008 por cabo, a preocupação principal não define terrorismo na região da tríplice fronteira, mas diz respeito a indivíduos em São Paulo e do sul do Brasil. "Apesar da retórica negativa no Itamaraty e aos níveis superiores do GOB [Governo do Brasil], a aplicação da lei brasileira e as agências de inteligência, principalmente a Polícia Federal, Alfândega, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e outros, estão cientes da ameaça potencial de terroristas que  exploram as condições favoráveis existentes no Brasil .
O Brasil não tem legislação específica sobre o terrorismo, em parte devido à herança do regime militar - é usada para prender opositores sob a acusação de terrorismo. A falta de um legislação no Brasildificulta isso .

vemos nos documentos que 
Lisa Kubiske ,  Ministro , salienta que os EUA vê "dois discursos" no governo brasileiro. "apenas politico , o Brasil continua a negar a presença ea ameaça potencial de terroristas e terrorismo , enquanto isso a inteligência da policia brasileira fala o contrario". Ela menciona a prisão de um membro do alto escalão da Al Qaeda em São Paulo em maio, como um exemplo.
"Em outubro de 2009, o Ministério das Relações Exteriores admitiu, pela primeira vez, que os terroristas poderiam se interessar no Brasil por causa da atribuição do Jogos Olímpicos de 2016 para o Rio de Janeiro.
Os documentos fazem parte de um conjunto de 250 mil  arquivos da embaixada dos EUA para ser lançado nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...