sábado, 1 de janeiro de 2011

Itália critica o Brasil pelo caso Battisti Em 2009, decisão do então ministro da Justiça, Tarso Genro, criou embate entre países

Itália critica o Brasil pelo caso Battisti 
Políticos e jornais italianos manifestaram indignação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes mesmo do anúncio, nesta quinta-feira (30), se o país aceitará ou negará o pedido de extradição do ex-militante de extrema esquerda Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua por homicídio na Itália.
"Battisti fica livre para assassinar a justiça", afirma na primeira página o jornal conservador Il Giornale, que pertence à família do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
"A não extradição de Battisti é uma ofensa grave às instituições italianas", completa o jornal, que considera certo que Lula concederá refúgio político ao ex-ativista, acusado de quatro assassinatos e condenado à revelia na Itália à prisão perpétua, apesar de alegar inocência.
O caso Battisti, reclamado pela Itália por quatro assassinatos ocorridos no final dos anos 70 e que já esteve exilado no México e na França, ficou nas mãos de Lula, que deve anunciar a decisão nesta quinta-feira, penúltimo dia de seu mandato como presidente.
Uma decisão complexa, que criou um embate entre juristas e políticos, além de ter dividido Brasil e Itália.
"O não à extradição terá consequências. Estou disposto a apoiar boicotes", antecipou o ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, em entrevista ao Corriere della Sera.
"O não de Lula representa uma ferida nas relações bilaterais", acrescentou o ministro, que acusou o presidente brasileiro de "falta de coragem" por tomar a decisão pouco antes de deixar o cargo.
Para o jornal Il Messaggero "a piada do asilo político" a Battisti obriga a Itália a adotar medidas para apresentar recursos e continuar solicitando o retorno do ex-ativista, que é considerado um fugitivo há 30 anos.
"A decisão de Lula nem sequer goza de consenso em sua pátria", destaca o colunista Massimo Martinelli, que garante que o governo da Itália já tem preparados os recursos que apresentará no início de 2011.
O jornal de esquerda La Repubblica entrevistou os familiares das vítimas, que manifestaram a "amargura" com a situação e prentendem organizar um protesto.
"Teria sido suficiente pelo menos um sinal de arrependimento", comentou Adriano Sabbadin, filho de Lino, uma das quatro vítimas.
Battisti, ex-integrante do grupo radical italiano Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), foi detido no Rio de Janeiro em 2007.
Em 2009 o então ministro da Justiça Tarso Genro concedeu a condição de refugiado, mas o caso terminou no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma apelação apresentada pelo governo italiano.
O STF deixou a decisão final para o presidente.
Em 1993, a justiça italiana julgou Battisti à revelia por quatro assassinatos atribuídos ao PAC e cometidos em 1978 e 1979, tendo como testemunha de acusação o líder deste grupo, que obteve uma redução de pena por colaborar com a justiça. Battisti, que se declara inocente, foi condenado a quatro prisões perpétuas, uma para cada homicídio.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...