sábado, 1 de janeiro de 2011

Até onde a religião e a cultura se misturam com a intolerância?


Uma mulher de Cartum, capital do Sudão, foi punida por 53 chibatadas em praça pública por cometer o crime de usar calça, de acordo com código penal islâmico. Um vídeo de dois minutos postado no Youtube mostra a mulher em desespero, aos berros, sendo açoitada por policiais rindo. Pelo menos uma das vergadas acerta o seu rosto. Um policial afirma que, se ela não se sentasse para receber o castigo, poderia ficar presa por dois anos. O Sudão é o maior país da África.



Nas leis de países totalitários governados sob o radicalismo religioso, coisas desse tipo ocorrem todos os dias. Nós, no Ocidente, ficamos chocados com tamanha atrocidade. E ainda vemos “pastores” deixando o cristianismo para seguir uma religião tal intolerante e radical.

Lá, transgrediu a lei, a punição é severa. Não há misericórdia. Só que nós cometemos coisas piores diariamente. Nosso delito não tão simplório como o motivo do crime acima. Nossos erros estão no nosso falar, no nosso agir, no nosso modo segregador de tratar as pessoas.

Para tal, como transgressores cruéis, merecíamos, sim, a devida punição. Éramos dignos de sofrer as devidas admoestações por causa de nossos pecados. Graças a Deus que houve Alguém que sofreu tudo isso, levou todas as dores e desgraças e tem intercedido por nós, transgressores.

Quanto à mulher do Sudão, fiquei pensando no que Jesus faria estando entre aqueles que a judiaram (como fez com a mulher adúltera). Se é para punir, por que não castigam os corruptos, os pedófilos, os estupradores, os terroristas, os psicopatas? Ou melhor: se é para punir, por que eles não olham para si e analisam se estão ou não cometendo crimes – interiores e espirituais – piores do que a vítima?

Enfim. Isto é o que se intitula “ser humano”. Isto é a criação detratora que há de se julgada pelo próprio Deus. Esta é a sociedade. Divisória. Incontinente. Cruel. Banal. E nós, cristãos, o que temos feito para mudá-la ou, ao menos, salvar os mortais humanos do fogo (Jd 23)?

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...