sábado, 1 de janeiro de 2011

Como vaso nas mãos do oleiro



1 A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5 Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7 No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
8 Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
Jr. 18:1 – 8

Era um costume no Antigo Testamento Deus falar ao seu povo e até aos reis de outras nações através de seus profetas. Somos privilegiados, porque na nossa geração Deus continua a falar e a sua palavra é acessível a todos nós (Bíblia).

O texto nos fala, sobre a soberania transformadora de Deus no homem . No texto Deus compara seu povo a um vaso , o vaso na cultura oriental é muito mais um utensílio de trabalho, do que uma peça ornamental decorativa, aliás, vasos de decoração têm pouca utilidade.

Às vezes ousamos responder positivamente a pergunta que Deus faz no v.6 , é bom lembrarmos, que no v.4 “o vaso se quebra” e em todo processo em que há quebra dói, e dói no vaso, mas o Senhor nos apresenta um processo de transformação menos dolorido.

Um processo em que não há necessidade de quebra e esse outro processo é o caminho da obediência e conversão (vs.7,8).

E é desse processo que eu gostaria de falar aos irmãos, a partir desse texto Deus nos propõe uma transformação sem dor.

Essa transformação de Deus em nossas vidas irá marcar as características do reino de Deus na terra, isso segundo o que Jesus disse aos fariseus quando perguntado como viria o reino de Deus, o Senhor respondeu: “O reino de Deus está entre vós.” ( Lc. 17:21) e isso é uma grande responsabilidade da igreja, exteriorizar o reino de Deus.

Em ll Co. 5:20 Paulo diz: “De sorte que somos como embaixadores da parte de Cristo.”Agora vejamos ofício de embaixador não como “status”,mesmo porque estamos falando do reino de Deus, e posições e status não são valorizados no reino e, é por isso, que privilégio no reino é ser servo,vejamos o ofício de um embaixador como responsabilidade de um representante de um país em terra estrangeira.

Temos representado bem o reino de Deus aqui na Terra?

É impossível andarmos com Cristo e não acontecerem mudanças perceptíveis á todos ll Co. 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo nova criatura é...” somos novas criaturas, não fariseus melhorados.

Um bom exemplo de transformação está no texto Lc. 9:51-56 Jesus desejou ir a Jerusalém, e mandou mensageiros a um aldeia de samaritanos para que lhe fosse preparada pousada, mas os samaritanos não os receberam – Tiago e João (filhos do trovão) disseram: “Senhor queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma como Elias também o fez?” Jesus o repreendeu dizendo: “Não sabeis de que espírito sois?” At. 8 João vai para Samaria pastorear os samaritanos, depois de andar com Cristo, houve uma grande transformação em João de filho do trovão para discípulo do amor. E é essa ação transformadora que o oleiro deseja fazer conosco, sem precisar quebrar, transformar através do relacionamento, de andar junto.

A religião muda a roupa, o cristianismo transforma o coração.

Só não passa pelo processo de transformação máquinas e não somos máquinas ou robôs que só obedecem a comandos humanos do tipo “olha para o lado e diz isso” ou “diga pro seu irmão aquilo”.

Não somos robôs, somos corpo, organismo vivo passivo de transformações determinadas pelo cabeça que é Cristo. – Isso é a igreja, igreja não é uma instituição com CNPJ e uma placa na entrada,a igreja somos nós.

E o grande agente transformador da igreja (que sou eu e você) é o Espírito Santo – l Co. 6:19 diz que esse espírito habita em nós, Ele não é um hóspede que entra no domingo e sai na segunda e entra de novo e sai, esse processo entra sai de espírito é espiritismo não cristianismo.

O oleiro deseja transformar-nos através da obediência e conversão – temos o auxílio do Seu Santo Espírito, podemos evitar a quebra.

Mas se só através de quebra é que aprendemos, Ele o fará! Mas os processos transformadores de Deus não visam destruir e sim corrigir.

Somos vasos do Senhor hoje, instrumentos de trabalho (é isso que o vaso é), e como vasos do Senhor vivemos e temos valores elevados diferente do mundo, não devemos nos contentar com coisas perecíveis desse mundo, Deus nos preparou algo muito melhor e eterno.

A proposta de um cristianismo que só aumenta as estatísticas do IBGE e não transforma é falsa.Cl. 1:22: “Devemos nos apresentar a Cristo, como santos, irrepreensíveis e sem culpa.”


Se não for assim, desça a casa do oleiro e ele vos transformará.




Pb. Francisco de Aquino

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...