sábado, 1 de janeiro de 2011

AIPRAL Insta a Não Esquecer a Situação Crítica da Colômbia pelas Inundações

O Rev. Germán Sijlstra, Secretário Regional da Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina-AIPRAL, instou em um comunicado a não esquecer a situação de emergência em que se encontra a Colômbia, em meio às celebrações de festas.
“Seria importante contar com mecanismos que nos ajudem a atuar frente às emergências climáticas que estão sucedendo cada vez com mais frequência nos nossos povos e nações,” disse.
“A oração é muito importante... mas também é responder com solidariedade, buscando caminhos fraternos de nos aproximarmos e respondermos às demandas e desafios que estas situações exigem de nossas comunidades de fé e esperança viva,” afirmou ele.
A Colômbia está sofrendo uma das épocas mais chuvosas de todos os tempos, e isso está provocando a perda para muitas pessoas, especialmente no campo, de suas casas, seus cultivos e seus animais.
Por essa situação, as pessoas estão tendo que sair de seus lugares originais para outros lugares bem incômodos, utilizar as escolas como albergues, afetando as famílias, e especialmente as crianças.
“Estivemos em contato com as Igrejas Presbiterianas de todo o país e a região onde temos Igrejas e que estão sendo vítimas das chuvas é em Urabá,” conta Germán Zárate Durier, Diretor do Escritório de Diaconia da Igreja Presbiteriana da Colômbia-IPC.
A AIPRAL sugere que o escritório da Diaconia da IPC possa atender as solicitações de apoio que estão recebendo desde os Presbiterios da Costa, Central e de Urabá.
Segundo informações a Igreja em Carepa tem umas cem pessoas, a maioria crianças afetadas, com perda de seus pertences e bens.
O rio levou uma parcela da Igreja com três hectares de bananas, que produzia uma média de quarenta caixas semanais.
Em Curralao, dezessete pessoas estão desabrigadas. Na comunidade de El Tres, sete familias foram afetadas com a perda de pertences, casas e terrenos.
Na Igreja de Belén de Bajira, mais de trinta pessoas perderam também seus bens e terrenos de cultivos de yuca e maiz.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...