quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pastor Confessa Vício de Programar Ministério de Jovens

Jovens Cristãos-Conferência-New Attitude-2008Um veterano da pastoral juvenil confessou que ele é um viciado em programação de recuperação e está aprendendo a quebrar a dependência.
  • (Foto: New Attitude Conference)
    Jovens Cristãos atendem a Conferência New Attitude
Como muitos ministros jovens nos Estados Unidos, Timothy Eldred, diretor executivo da Christian Endeavor International, costumava passar a maior parte do tempo no escritório tendo idéias de como atrair um público jovem, ele confessou em seu novo livro, Ministério de Juventude 4 Horas: Escapando da Armadilha do Ministério da Juventude em Tempo Integral) 4-Hour Youth Ministry: Escaping the Trap of Full-Time Youth Ministry).
Mas os programas não estão funcionando e os adultos jovens estão deixando a Igreja em bandos quando atingem a faculdade, aponta.
Foi durante um período de introspecção que Eldred compreendeu que ele precisava de uma mudança de paradigma radical na forma de fazer pastoral da juventude.
"Num sentido muito real, você vai aprender a sair do seu trabalho," escreve Eldred, que tem 20 anos de experiência no ministério de jovens.
Jovens pastores precisam parar de ser diretores do programa, que ele compara com um "planejador de casamento para crianças," e se tornar um mentor de mentores."
Em vez de adultos planejamento e executando programas e seduzindo os jovens a virem, eles devem deixar os jovens e conduzí-los e apoiá-los como tutores. Ao deixar os jovens planejarem e conduzirem, um jovem ministro pode reduzir "várias horas de loucura" para quatro horas de conversa e orientação dos jovens por uma semana e ser mais eficaz.
"Eu sou um viciado em pastoral de recuperação juvenil. Não recuperado," confessou Eldred em seu último livro. "Minha nova prioridade estava entrando nas vidas das pessoas. Os seus horários determinaram os meus."
Ele acrescenta, "a idéia de investir meu tempo em relacionamentos abaixo da linha d'água, onde o real desenvolvimento ocorre na vida de jovens foi revolucionário (para mim)."
A nova mentalidade foi Eldred dificilmente estava no escritório mas ao invés entre jovens trabalhando para conectar e construir relacionamentos. Em vez de controlar atendimento de estudante a cada semana, ele se concentrou na gravação de suas conexões com cada aluno.
As conexões foram divididas em quatro tipos: pessoais, comunicação intencional “mano a mano;” grupo, tempo gasto com um pequeno grupo de amigos; verbal, breve conversa por telefone e por escrito, um e-mail, carta ou nota em um site de mídia social.
Eldred escreve que, enquanto as caixas de conexão são preenchidas em cada categoria, o atendimento naturalmente aumentou.
"Vamos ser honestos. Nós nunca gastamos mais tempo, dinheiro, energia e juventude em atrair jovens e ter menos para mostrar para nossos esforços," destaca o autor Pray21. "[Nós] estamos tentando alcançar pessoas jovens com os meios artificiais de ministério, quando eles estão claramente pedindo por algo simples, algo autêntico. Relacionamentos."
Décadas atrás, grupos de jovens foram conduzidos por jovens e adultos o ajudaram a orientá-los, notou ele. Durante esse tempo, a maioria dos jovens no programa de jovens da Igreja permaneceu na Igreja porque eles possuíam a sua fé.
"Não se engane, você está desesperadamente necessitado," esclareceu ele. "Mas, para um papel completamente diferente hoje. Mentor."
Eldred diz que sua nova descrição de emprego que já não é mais pastor de jovens, mas mentor, treinador e amigo de jovens. Ele faz ministério “com” e não mais “para” jovens, enfatiza ele.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...